8 de Abril de 2021

Curso de Agronomia da UESPI promove evento para produtores rurais nesta sexta (09) e sábado (10)

Por Arnaldo Alves

Alunos e professores do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Uruçuí, promovem I EXPOJUR – Extensão e Pesquisa Junto ao Produtor: semeando o conhecimento em campo, entre os dias 09 e 10 de abril, no YouTube da ação.

A programação do evento conta com palestras realizadas por discentes do curso de Agronomia da UESPI.

Amanhã (09), às 19h, a abertura do evento conta com a presença da pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), Eliene Pierote; da diretora do campus de Uruçuí, Anarlete Ursulino; do coordenador do curso, Francisco de Assis; da coordenadora do evento, Marlei Rosa.

Após o início da EXPOJUR acontecem as palestras sobre cultivo de pitaias; uso correto de EPI’s e defensivos agrícolas; utilização de inseticidas a base de produtos naturais para o controle de insetos em hortaliças.

A programação continua às 8h deste sábado (10), com debates sobre licenciamento ambiental; importância da amostragem de sono; substratos alternativos na produção de mudas de Olericultura; produção de mudas de Mogno Africano.

A partir das 14h, os estudantes falam sobre armadilhas alternativas no controle de insetos; métodos alternativos de irrigação; decomposição de diferentes resíduos agrícolas; recomendações técnicas para seleção de sementes de espigas de milho para o plantio.

De acordo com a coordenadora do ação, professora Marlei Rosa dos Santos, o objetivo do evento é proporcionar aos alunos da disciplina de Extensão Rural a oportunidade de praticar a extensão de forma virtual, além de externar o conhecimento produzido para os produtores.

“Por se tratar de um segmento multidisciplinar, dinâmico e com aplicabilidade social, econômica e ambiental, a concepção deste evento surgiu para socializar os conhecimentos de tecnologia inovadora até o produtor, para que sua atividade no campo seja sustentável ao longo dos anos”, ressalta.

Inscrições

As inscrições podem ser feitas de forma gratuita através do preenchimento de formulário do evento até o dia 09 de abril.

Confira a programação completa: