8 de Abril de 2021

Residentes do curso de Geografia da UESPI produzem conteúdo lúdico para alunos de escolas de Teresina

Por Arnaldo Alves

A coordenação da Residência Pedagógica do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Poeta Torquato Neto, criou um canal no YouTube com aulas e atividades lúdicas para alunos das escolas de Teresina.

Ao todo, sob coordenação da professora Maria Luzineide, 16 residentes e dois preceptores participam do GeoRp, que é feito em parceria com a Unidade Escolar Petrônio Portela e Escola Municipal Deputado Antônio Gayoso.

Os residentes da UESPI produzem conteúdo autoral e didático para alunos das escolas. Por exemplo: vídeos sobre geografia aplicada no mundo dos games; climas do Brasil; jornal GeoTHE; refugiados e migrações; territórios brasileiros e heterogeneidade; formação de solo, além da produção de podcast, cordel, curiosidades e parodia sobre a água.

De acordo com a coordenadora da ação, Maria Luzineide, além do canal, os residentes da UESPI promovem quiz geográficos, uso de gifs, puzzles, bem como outras diversas ações.

“Quando buscamos inovar ou até criar meios de comunicação mais acessível é possível perceber que os alunos da escolas conseguem melhorar seus rendimentos. Quando se desenvolvem recursos didáticos alternativos não convencionais, adentramos um campo de aprendizagem funcional. O canal da residência pedagógica visa aproximar a escola da universidade. Os residentes buscaram em suas produções, dinamizar as aulas e assim possibilitar uma melhor compreensão de forma lúdica e criativa”, ressalta a docente.

Games

Jhefferson Isaac de Sousa, Luana Soares, Matheus Carvalho e Tamires Santiago produziram um vídeo que alia conceitos geográficos em jogos.

Segundo Jhefferson, a ideia é mostrar o processo de transformação do espaço, utilizando o jogo como recurso didático. “O game em questão é o Ano 1800, que traz em sua proposta a transformação espacial, de uma sociedade, com a utilização dos recursos naturais disponíveis no mapa é possível mostrar todo o processo, que vai da era rural, industrial e tecnológica, transformando assim a paisagem natural em humanizada”, explica o discente.

Jornal GeoTHE

Jardeny Cristiany Costa e Thayla Carlos participaram da produção de vídeos educativos no canal. As preceptoras já desenvolveram um especial sobre o dia Mundial da Água – comemorado em 22 de março – além Jornal GeoTHE, que leva de uma forma bem-humorada conteúdos geográficos.

Para Jardeny, o canal GeoRp propõe novas estratégias de ensino-aprendizagem. “No jornal eu sou a apresentadora, no qual falo da distinção entre Clima e Tempo e criei também alguns personagens: a repórter e os entrevistados, tentando trazer um pouco de humor para o conteúdo, deixá-lo mais leve e a garota do tempo foi representada pela Thayla, explicando a dinâmica climática brasileira”, aponta.

Os próximos vídeos dos residentes devem trabalhar com dramatização; música; promoção de concursos culturais de desenhos e fotografia.

Inscreva-se no canal do GeoRp UESPI.