8 de Abril de 2021

IV Encontro de PROFLETRAS e aula inaugural da sétima turma são marcados por troca de experiências

Por Priscila Fernandes

A aula inaugural da sétima turma do Mestrado Profissional em Letras da UESPI (PROFLETRAS), em consonância com o IV Encontro do Alunos do PROFLETRAS da UESPI, aconteceu nessa quinta-feira (8). O evento contou com a participação da Administração Superior da Universidade, ex-alunos, professores e os futuros mestres. A programação se estende até às 17:30, ocorrendo através do Google Meet.

O Profletras é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O programa é desenvolvido em todas as regiões do Brasil por Instituições de Ensino Superior associadas.

Professores e alunos falam sobre importância do programa para a educação básica no Piauí

Na cerimônia de abertura, o reitor Evandro Alberto parabenizou a todos os novos alunos. “A UESPI se alegra em receber novos alunos nesse programa que trabalha para que essa experiência seja enriquecedora. São muitos desafios, mas que são gratificantes nesse período! Contem com a nossa Universidade, nossas pró-reitorias! Todos nós estaremos prontos e dispostos para atendê-los. Que vocês tenham uma exitosa pós-graduação”, saúda o reitor.

A UESPI é a única instituição pública do Piauí que contém o Mestrado Profissional de Letras. A professora Shirley Marly Alves, coordenadora do programa, afirma que o grande objetivo do PROFLETRAS é ofertar docência em excelência e contribuir para a qualidade do ensino no nosso país.

“Estamos na nossa sétima turma e estamos animados para formarmos mais alunos para a melhoria do ensino básico no Piauí. A ideia do programa é contribuir uma educação continuada e melhorar a qualidade do ensino básico, formando profissionais cada vez mais capacitados na área da docência”, destaca.

A professora Ailma Nascimento é docente do Mestrado e foi uma das responsáveis pela instalação do programa na UESPI. Ela ressalta que o PROFLETRAS é motivo de orgulho para a UESPI. “Quando abrimos o primeiro edital com 30 vagas tivemos mais de 600 inscritos. Para nós foi uma surpresa muito boa. Ao longo desses anos, o mestrado tem sido essencial para a formação e complemento dos profissionais da área de Letras no Piauí e no Brasil. O programa mudou a forma do fazer pedagógico no nosso estado”, pontuou.

IV Encontro do Alunos do PROFLETRAS da UESPI

A programação do encontro é composta por conferências e palestras que objetivam a troca de experiências entre os professores e novos alunos. A Katia Araújo Luz, da sexta turma do PROFLETRAS e uma das organizadoras, explica que as atividades foram pensadas nesse primeiro momento para que os estudantes se conheçam o programa e os futuros professores.

“Pensamos em organizar um momento de troca de experiências e conhecimentos entre alunos e ex-alunos. Tivemos que redesenhar todo o nosso planejamento, mas deixamos claro que a nossa programação vai abordar assuntos importantes da área de letras, mas também, nossos sinceros votos de que tenham sucesso ao longo dessa caminhada que se inicia”, falou.

A primeira conferência teve como tema “O uso da inteligência emocional no contexto contemporâneo”. O Prof. Me. Psicólogo Demétrio Félix Beltrão da Silva foi o responsável pela discussão.

“Hoje nós conversamos com os alunos sobre a importância da nossa inteligência emocional como estratégia de enfrentamento no atual cenário que nós estamos vivendo. Então, em cima da nossa discussão colocamos os principais quesitos que nós devemos estar utilizando pra que nós possa usar cada vez mais. O nosso contexto relacionado a inteligência emocional, as estratégias psicológicas, a maneira como certas emoções, nos afetam, não apenas no contexto de pandemia, mas na nossa própria realidade, no nosso cotidiano, no nosso dia a dia”, comenta o professor e Psicólogo.

O cronograma também abordou sobre as Pesquisas realizadas por mestrandos do PROFLETRAS da UESPI. Nessa tarde, os alunos também terão as seguintes conferências: A importância do PROFLETRAS na formação do professor e as repercussões nas práticas de ensino; O impacto das propostas de intervenção do PROFLETRAS para o letramento literário e Pesquisas em andamento por mestrandos do PROFLETRAS da UESPI.