6 de Abril de 2021

UESPI e SEBRAE assinam termo de adesão para implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedora

Por Priscila Fernandes

Em live, Universidade Estadual do Piauí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Piauí assinam o Termo de Adesão para a implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedor na universidade. O evento aconteceu hoje (6), através de uma transmissão ao vivo no canal do Youtube UespiOficial.

Os representantes destacaram a importância do incentivo à Educação Empreendedora no Piauí

Na ocasião, estiveram presentes representantes da Administração Superior da UESPI e do SEBRAE-PI. A parceria visa ofertar entre 7 a 10 oficinas e 5 cursos na instituição. As atividades possuem carga horária entre 4h e 12h,  e servem como atividades complementares. Dentre os cursos e oficinas estão: Empreendedorismo Digital, Laboratório de ideias, Relações Humanas, Comunicação e Marketing, Como Validar seu Modelo de Negócio para Começar Bem, Bootcamp Empreendedorismo em Ação.

Na UESPI, o programa será destinado ao ensino regular, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O reitor Evandro Alberto destaca que as instituições estão estabelecendo uma grande parceria, que vai trazer a oportunidade para a universidade, tanto no ensino presencial, quanto no ensino a distância mais direcionados para o ensino focado em empreendedorismo.

O reitor afirma que a parceria verifica que a UESPI sempre busca excelência em ensino

“Com essa parceria será possível abrir oportunidades para a cursos e qualificações em empreendedorismo. Essa cultura empreendedora, entre outras áreas, que são de grande valia para o conhecimento acadêmico irão acrescentar muito na formação da nossa comunidade acadêmica. Nesse projeto, nós estamos envolvendo professores, alunos técnicos e toda a comunidade acadêmica, que precisa dessas ações. É uma importante parceria, é uma grande contribuição, estreitando cada vez mais esse elo de oportunidades entre a universidade e o SEBRAE”, ressalta.

O diretor superintendente do SEBRAE Piauí, Mário Lacerda, aponta que a Educação Empreendedora é algo que essencial para o reconhecimento da área no Piauí, bem como em todo o Brasil. Diante disso, a parceria visa a fortificação do Empreendedorismo no estado.

“Nós desenvolvemos ações direcionadas a alunos do ensino fundamental e médio, e agora expandimos para o ensino superior. Acreditamos que com a educação empreendedoras teremos cidadãos piauienses trabalhadores e empreendedores com condições de competir de forma igualitária em todo o mercado de trabalho. O estudo e planejamento garante muito mais sucesso na sua empreitada e é isso que buscamos”, explica.

A diretora do NEAD/UAB, Márcia Percilha, em sua fala, destacou que a parceria trará bons frutos para os alunos e professores da educação à distância. ” Com a assinatura desse termo de adesão nós estaremos focados nos pilares que a instituição sempre trabalha: o ensino, pesquisa e a extensão. Vamos estar melhorando o ensino e a extensão com essa parceria e ela vai enriquecer muito o currículos dos nossos alunos e docentes”, reiterou.

A coordenadora geral da UAPI, Ana Angélica Costa, acrescenta que o acordo oportuniza levar conhecimento para mais de 120 cidades, através da Universidade Aberta. “Para nós é uma grande conquista essa parceria. A universidade toda ganha, na UAPI não seria diferente. Nós costumamos afirmar que a educação se estende das salas de aula, atividades complementares à graduação são essenciais para o engrandecimento da carreira daquele estudante ou professor. Então, estamos felizes e empolgados para iniciarmos esse trabalho”, fala.

A live completa está disponível no canal no YouTube da UESPIOficial, confira: