Editais E ERRATAS

1 de Abril de 2021

UESPI divulga processo de seleção para intercâmbio da Fundação Botín

A Coordenação de Relações Internacionais (CRI) da Universidade Estadual do Piauí divulga a XII Edición Programa para el Fortalecimiento de la función pública en América Latina. O programa  visa promover o desenvolvimento da região através de uma rede de servidores públicos altamente treinados e com vocação para servir seus países. Com estudos voltados para o bom desempenho do serviço público, como a comunicação eficaz, trabalho em equipe, inteligência emocional, liderança entre outras habilidades.

A UESPI fará uma seleção interna para que os melhores alunos possam ser contemplados com a Carta do Reitor apoiando a candidatura do aluno e o Termo de Compromisso voluntário firmado pela Universidade, indicando que facilitará e supervisionará estágio profissional do aluno em uma instituição pública ou que preste serviços públicos.

O processo de treinamento começará em 24 de outubro de 2021 na Universidad de los Andes em Bogotá, Colômbia. Uma etapa de formação na Espanha (Madrid, Santander, Caminho de Santiago e Salamanca), e posteriormente outra etapa na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Río de Janeiro, Brasil; onde se prevê o encerramento do Programa no dia 2 de dezembro de 2021. Além disso, os selecionados participarão de um módulo de formação a distância antes do início do Programa.

Requisitos da seleção interna:

1. Alunos que até 30 de setembro de 2021 tenham cursado mais da metade de seu curso,

2. Apresentar Histórico com o IRA de 8,5,

3. Apresentar um comprovante de participação em Projetos/Programas de Extensão, Pesquisa ou PIBIB,

4. Apresentar um comprovante de Curso de Línguas, Inglês ou Espanhol (Para a UESPI precisa apresentar o comprovante de uma língua, no entanto para o intercâmbio é importante que tenham domínio das duas línguas, não sendo um documento obrigatório)

5. Apresentar Documento de Identidade para comprovar que nasceu entre 1 de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2001. (Ter entre 20 a 24 anos)

Enviar esses documentos para o email da Coordenação de Relações Internacionais em formato de PDF, com o título do e-mail: Seleção Interna – Fundação Botín 2021: cri@uespi.br

Outros critérios estipulados pela Fundação Botín para completar a inscrição online:

-Possuir nacionalidade de qualquer país da América Latina;
-Ser aluno de qualquer graduação em uma universidade latino-americana e que, em 30 de setembro de 2021, concluiu mais de 50% dos estudos universitários de graduação, mas ainda não os concluiu;
-Ter nascido entre 1 de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2001 e tenha um histórico acadêmico brilhante e domínio do inglês;
-Tenha o endosso do reitor da sua universidade para se inscrever no programa;
-Ter preenchido o formulário de inscrição hospedado no site da Fundação Botín e anexado toda a documentação solicitada;
Serão valorizados seu desempenho acadêmico, experiência profissional, participação em projetos e associações sociais, bem como seu interesse expresso em contribuir para o desenvolvimento de seu ambiente, país e região.

Prazos:

Seleção interna: Enviar a documentação requerida para o email da Coordenação de Relações Internacionais até dia 20 de Abril de 2021: cri@uespi.br

Divulgação da lista de Deferidos para receber a Carta do Reitor e o Termo de Compromisso da UESPI: 23 de Abril de Abril de 2021, no site da UESPI

Prazo para receber a Carta do Reitor e o Termo de Compromisso da UESPI, por email em formato de PDF: 30 de Abril de 2021

Prazo para finalizar a inscrição online no site da Fundação Botín: 14 de Maio de 2021, Link para inscrição: https://becas.fundacionbotin.org/login.jsp

Prazo do Resultado Final: 26 de julho de 2021, com a publicação aos candidatos selecionados pela Fundação Botín

A Coordenação de Relações Internacionais reforça ainda que estando ciente dos Decreto de Distanciamento Social, tendo em vista a Pandemia do Corona vírus, continuará fazendo todos os atendimentos de forma remota, pelo email oficial e o sistema SEI. Todas as datas referentes ao andamento do Programa estão sujeitas a alterações diante da situação de Pandemia, sendo de responsabilidade dos candidatos ficar atento aos sites oficiais e e-mails cadastrados.