6 de Abril de 2021

Professora da UESPI lança livro sobre Semântica do Português Brasileiro

Por Priscila Fernandes

A professora Nize Paraguassu do curso de Letras/Português da Universidade Estadual do Piauí ((UESPI) organizou um livro sobre a Semântica do Português Brasileiro em parceria com a professora Ana Lucia de Paula Müller, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). O livro intitulado “Ensino de Gramática: reflexões sobre a semântica do português brasileiro” está disponível no site do FFLCH.

A obra enfoca no papel da Linguística, em particular, da Semântica Gramatical para o ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Seu objetivo é demonstrar como os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa podem ser traduzidos para o ensino de gramática na escola. O livro dividido em cinco partes reúne a concepção de pesquisadores renomados acerca do ensino em linguística no Brasil.

O e-book é direcionado principalmente a graduados e graduandos de cursos de Letras interessados no ensino de língua portuguesa na Educação Básica. A professora Nize Paraguassú afirma que os cursos de Letras da UESPI sempre contribuíram de forma significativa para a formação de professores do nosso Estado.

“A participação de pesquisadores e de egressos da UESPI juntamente com pesquisadores de outras universidades nesse ebook é mais uma demonstração do importante papel social que a UESPI vem desempenhando ao longo dos anos. Por ser um livro de acesso gratuito, é também uma demonstração de que estamos revertemos para a sociedade alguns produtos resultantes dos auxílios recebidos das agências de fomento brasileiras, e ao mesmo tempo dando nossa contribuição para diminuir a desigualdade no acesso ao saber”, finaliza.

O livro está disponível no site do Departamento de Linguística da FFLCH. Baixe o livro gratuitamente.