26 de Fevereiro de 2021

UESPI e SESAPI discutem vacinação de estudantes e professores que atuam em hospitais

Com informações da ASCOM/Sesapi

Novas tratativas com a Secretaria de Saúde do Piauí definem sobre a vacinação dos estudantes e docentes de saúde  da Universidade Estadual do Piauí, que atuam na rede hospitalar do estado. Em reunião, nesta sexta-feira(26), a Administração Superior discutiu com o Secretário de Saúde, Florentino Neto e o superintendente, Herlon Clístenes, sobre solicitar a vacinação aos municípios para os estudantes, professores e servidores que estão atuando em estágios, na linha de frente de combate ao Covid-19.

Na reunião discutiram que vacinação funcionará em conjunto com os municípios

Na reunião discutiram que vacinação funcionará em conjunto com os municípios | Foto: Ascom SESAPI

Segundo o Secretário Florentino Neto, o grupo da área de saúde da UESPI está na linha de frente do combate à Covid e já fazem parte da lista dos grupos do Plano Nacional de Imunização(PNI).”Vamos encaminhar a comunicação aos secretários municipais de saúde do Piauí para que cumpram o Plano”, afirmou o secretário.

O reitor Evandro Alberto disse que além da vacinação, na reunião foi tratado a questão dos EPIS (equipamento de proteção individual). ” Os EPIs deverão ser fornecidos direto pelos locais como, por exemplo, os hospitais, porque facilita. Então a gente não teria que encaminhar para a universidade, já estaria lá no local do próprio estágio. Então os EPIs ficariam juntamente com os testes para ser resolvido pelos próprios hospitais. São os locais onde os nossos estudantes, professores e técnicos estão”, disse.

O reitor apresentou demandas dos cursos de saúde ao Secretário que prontamente acenou que as parcerias serão encaminhadas | Foto: Ascom SESAPI

Outras pautas discutidas foram sobre a ampliação dos preceptores nos projetos que envolvem a UESPI e a FAPEPI(Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí ). Foi tratado sobre as clínicas escolas de Psicologia e Fisioterapia, e o também sobre o CEO(Centro de Especialidade Odontológica), que é um projeto de serviço a sociedade com atendimento odontológico, que os gestores estudam a parceria para ser feito com o curso de Odontologia, no campus de Parnaíba.

“Estamos trabalhando com várias frentes de ação envolvendo a SESAPI e a universidade,  para podermos além de ter formalizados esses convênios, possamos também prestar um serviço e atuar em favor da sociedade. São parcerias importantes que envolvem os cursos de saúde. Agora é acompanhar o andamento dessas demandas e obviamente a implementação desses convênios, dessas parcerias”, finalizou o reitor.