26 de Fevereiro de 2021

Estudante do curso de Direito será representante do Nordeste em conferência internacional

Por Priscila Fernandes

Terei a chance de inspirar jovens de escolas públicas a sonharem cada vez mais alto”, assim definiu a estudante do terceiro período do curso de Direito, Danielly Nascimento, sobre ser representante do Nordeste na Brazil Conference at Harvard and MIT. O programa seleciona projetos estão transformando o Brasil através de suas iniciativas. O projeto apresentado pela graduanda é o “Escola Pública Presente” que hoje atua em âmbito nacional. A Conferência acontecerá entre os dias 11 e 17 de Abril de 2021 e será transmitida do Rio De Janeiro.

A Brazil Conference at Harvard & MIT já está em sua sétima edição. O evento é realizado anualmente pela comunidade brasileira de estudantes em Boston para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil. Nos encontros, discute-se temas relacionados à política, economia, cultura e sociedade, criando ideias sobre o futuro do nosso país e fomentando as transformações que melhorarão as vidas do maior número de brasileiros.

A estudante foi selecionada entre mais de 1000 inscritos

A estudante Danielly Nascimento está entre os dez e jovens selecionados no Brasil para participar da conferência. “Foi um processo extremamente concorrido, possuindo cerca de 1000 candidatos, com muitos projetos e pessoas incríveis inscritas e eu tive a honra de ser selecionada, assim como outros nove jovens brasileiros”, explica.

Sobre o seu projeto, Danielly afirma que visa ser um instrumento para transformar a realidade do Brasil. “O projeto que apresentei foi Escola Pública Presente. Hoje ele em âmbito nacional corrigindo redações de estudantes de escolas públicas que vão fazer o ENEM, visando a democratização do acesso ao ensino superior e a transformação de suas vidas e do Brasil através da educação”, ressalta.

O projeto é voltado para estudantes de escolas públicas que irão fazer o ENEM. “Nós engajamos voluntários de várias partes do país que corrigem redações desses jovens gratuitamente. Nós temos um formulário de recebimento de redações, onde são anexadas as redações pelos estudantes. A partir dali nós distribuímos para os voluntários que as corrigem e, logo após, devolvemos ao estudante. Inclusive estamos com vagas abertas para novos corretores voluntários, devemos recomeçar nossas atividades em março! Queremos atuar durante todo o ano em 2021”, detalha.

Além da representação do Nordeste, a aluna do curso de Direito também carrega o selo de “uespiana”. “A minha participação como aluna da UESPI, demonstra que a nossa universidade tem contribuído para a formação de jovens que são capazes de gerar transformações em nível nacional e que podem trazer esses diálogos para dentro da universidade, fomentando nossa capacidade de liderança e pensamento crítico. Além de trazer visibilidade à universidade, visto que trata-se de um evento internacional, patrocinado por grandes empresas e apoiado por Harvard e o MIT, duas instituições americanas de renome”, destaca.

Para mais informações sobre a conferência e locais onde acompanhar, acesse o site.