Editais E ERRATAS

25 de Fevereiro de 2021

Pós-graduação em Estomaterapia ajuda a transformar vidas de pacientes e tem demanda em todo estado

Por Arnaldo Alves

Pioneira no Estado do Piauí, a Pós-graduação em Estomaterapia, ofertada pela Universidade Estadual do Piauí, transforma a vida de egressos e de seus pacientes. Em 2019 formou a primeira turma de estomaterapeutas no estado, e segue com formação aberta em um edital de especialização com inscrições até dia 05 de março.

Das 28 mulheres formadas na primeira turma em 2019, a Pós-graduação já conta com egressas atuando no Hospital Universitário (HU), Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Unidade de Pronto Atendimento do Promorar, Centro Integrado de Saúde Lineu Araujo, ambulatório de Estomaterapia do Instituto Federal do Piauí (IFPI), na rede privada de saúde de Teresina, além de hospitais, clínicas especializadas e redes de apoio na capital, em Floriano, Parnaíba, Picos, entre outras cidades.

Alunas e professoras da primeira turma de especialização em Estomaterapia do Piauí |foto: Jhony Wanderson (foto tirada antes da pandemia)

Josiane Santos é uma das estomaterapeutas formadas na UESPI. Porém, sua história com a instituição começou ainda em 2013, quando ingressou na graduação em Enfermagem da UESPI.

“Confesso que sempre fui apaixonada pela UESPI, então cursar na UESPI foi a realização de um sonho. Dentro da Universidade desde os primeiros períodos fomos incentivados a participar de eventos, ligas acadêmicas, projetos de extensão, dessa forma me envolvi e participei na organização de eventos, fui monitora de algumas disciplinas, participei como membro e da direção de ligas acadêmicas, pesquisas científicas e já nos últimos períodos do curso tive o prazer de conhecer a Dra Sandra Marina. Naquele ano não tínhamos na grade curricular a disciplina de Estomaterapia, mas aprendi em toda a oportunidade que tinha o amor pela prevenção, tratamento de lesões e os cuidados com estomias”, pontua.

Josiane Santos é fruto de ensino, pesquisa e extensão qualificado na UESPI

Hoje a egressa atua como enfermeira estomaterapeuta no Hospital Unimed Primavera, diretamente na prevenção e tratamento de lesões, cuidados com estomias e incontinências aos pacientes em internação clínica e cirúrgica. Além disso, promove o conhecimento dos profissionais com treinamentos e cursos na área com o intuito de fortalecer a qualidade da assistência da enfermagem que o hospital oferece.

“A Estomaterapia hoje é a pessoa que sou. Aos 17 anos, fui estomizada e tive a experiência da ausência de um profissional para me ajudar e orientar. Quando conheci a especialidade, decidi atuar nessa área com a visão de ajudar e mudar a história de muitas pessoas através do meu cuidado”, acrescenta.

Pós-graduação

De acordo com a coordenadora da Pós-graduação em Estomaterapia da UESPI e delegada internacional SOBEST junto ao WCET, professora Sandra Marina, existe uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Marco Aurélio Sampaio, no valor de 700 mil reais, que será utilizada para abrir mais serviços de Estomaterapia em Picos, Parnaíba e Teresina. Isso fortalecerá mais o serviço público de saúde na intenção de oferecer tratamento especializado a alta demanda de pacientes que precisam de tratamento de lesões e acompanhamento as estomias.

“É visível o quanto a especialização em Estomaterapia tem ajudado a salvar vidas, melhorar a qualidade de vida de muita gente. É notório também o sucesso de carreira dos egressos que passam pela Pós. Temos ex-alunos espalhados em diversas cidades do Piauí e outras regiões. A nossa especialização é acreditada pela Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) que recentemente foi contemplada com a medalha de bronze e World Council of Enterostomal Therapists (WCET), medalha de ouro em um dos eventos de maior prestígio internacional sobre cuidado com feridas, o JWC WUWHS AWARDS (Journal of Wound Care – World Union of Wound Healing Societies). Esses fatores mostram a qualidade do nosso corpo docente, da instituição e do nível da Pós-graduação que ofertamos”, ressalta.

Inscrições

As inscrições para a Pós-graduação em Estomaterapia e mais 16 especializações encerram dia 05 de março. São 30 vagas para o curso, que será realizado às sextas-feiras de 18 às 22 horas, sábado de 7 às 12 horas e de 14 às 20 horas, também com aulas quinzenais e eventualmente aos domingos. O interessado investirá R$650,00 mensais durante 21 meses.

O objetivo da pós é qualificar enfermeiros para utilizar o raciocínio e julgamento clínico com base nas evidências científicas mais avançadas, para o atendimento de pessoas com incontinência anal e/ou urinária, com lesões de pele, fístulas e pacientes estomizados, visando aperfeiçoar suas competências em processos de cuidado, onde o foco de suas ações esteja voltado para a segurança, qualidade e programação de terapêutica adequada à diversidade de
pacientes.

Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o site da PROP, preencher o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de inscrição e o boleto com o valor da Taxa de Inscrição – R$ 50,00. Após esse processo, o candidato entregará – presencialmente ou via Correios – estes e outros documentos exigidos no Edital, concluindo assim o procedimento de inscrição.

Confira mais detalhes no Edital-PROP-005.2020-ESPECIALIZAÇÕES