26 de Fevereiro de 2021

UESPI tem encontro com a Fapepi para novas parcerias de incentivo à pesquisa e qualificação dos professores

Os representantes da Universidade  Estadual do Piauí- UESPI e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI estiveram reunidos, nesta semana, para discutir novas parcerias de incentivo a pesquisa na instituição. Dentre as pautas da reunião estavam acordos de cooperação e apoio aos programas de qualificação dos professores da Uespi.

A reunião teve como tema bolsas para os discentes da UESPI

De acordo com o Reitor, Prof. Evandro Alberto, a reunião foi muito positiva porque as demandas da universidade foram analisadas pela equipe da Fapepi e, em seguida, propostas foram apresentadas.

“A UESPI foi bem acolhida na FAPEPI, onde nós levamos para lá a reivindicação de retomarmos algumas parcerias, dentre elas a criação do programa de qualificação para os nossos professores. Essa proposta foi bem aceita, nós estamos na discussão da mesma e também buscando outras parcerias. Parcerias importantes para a universidade. Então, que está acontecendo nesse momento, de fato, é a possibilidade de estreitar mais ainda essas parcerias”.

O Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (Fapepi), Antônio Cardoso do Amaral, também confirmou o interesse da instituição em reatar acordos que já haviam com a UESPI. “Essa reunião foi sugerida por mim e pelo Reitor da universidade porque queremos retomar algumas parcerias de anos anteriores  voltadas para apoio aos programas de qualificação a nível mestrado, doutorado e pós-dourados. Aproveitamos para discutir questões relativas ao PIBID e também bolsas direcionadas aos programas de pós-graduação da UESPI porque podemos contribuir para a melhoria do conceito dos programas de Pós que já existem, como podemos ajudar para o surgimentos de novos programas”, pontuou.

Outras reuniões serão realizadas para a apresentação e debate das propostas que serão apresentadas pela UESPI

Estiveram presentes na reunião oMagnífico Reitor, Prof. Evandro Alberto, juntamente com a Pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Profa. Ailma do Nascimento, o Pró-Reitor Adjunto de Administração, Prof. Geraldo Luz, o Coordenador do ProfMat, Prof. Arnaldo Silva Brito, a Coordenadora Institucional do PIBID-UESPI, Márcia Edlene, Coordenadora do programa de Pós-graduação em Letras, Profa, Bárbara Olímpia, participaram de uma reunião com o Presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Piauí (Fapepi), Antônio Cardoso do Amaral, o Diretor de Des. Científico e Tecnológico, Ciro Gonçalves e Sá, a Assessora Jurídica, Lara Cibele Falcão e o Diretor Administrativo-Financeiro, Raimundo Ernaldo Vale.