Editais E ERRATAS

15 de Fevereiro de 2021

Especialistas debatem sobre Psicologia escolar na pandemia e lançam livro com o tema

Por Priscila Fernandes 

A pandemia de COVID-19 iniciada no ano de 2020 ocasionou profundas mudanças e os impactos sofridos no âmbito escolar/acadêmico. Com o surgimento de novas situações e formatos de ensino e aprendizagem, alunos e professores se encontram com dúvidas e incertezas. A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) conversou com a psicopedagoga Mara Paixão e o Dr. Fauston Negreiros, egresso do curso de Psicologia da UESPI, sobre os novos formatos de ensino e o impacto na psicologia escolar nesse período.

Diante do que já se denomina de “novo normal”, passou-se a priorizar a utilização de ferramentas digitais implicando também na maneira como tem se dado as relações familiares, bem como as relações entre família e escola de certa forma aproximando–os no intuito de desenvolverem parcerias eficazes.

O egresso do curso de Psicologia, Fauston Negreiros, que atualmente é doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta que o momento em que estamos vivendo, em todos os contextos, é totalmente atípico. “É importante destacarmos que todo mundo, independentemente da classe social, sofreu uma mudança abrupta jamais vista anteriormente. Então, a escola que antes era a fonte de conhecimento e saberes dos alunos e professores, mudou o formato totalmente. Então a reflexão sobre a psicologia escolar e o aparato que essas pessoas estão tendo período é essencial”, pontua o professor que desde a sua graduação desenvolve pesquisas na área de Psicologia acadêmica e escolar.

A psicopedagoga e docente da UESPI, Mara Paixão,  explica que parte relevante da população sequer desfruta de condições básicas de sobrevivência por não terem o mínimo necessário para manterem a sua dignidade, e que para se encarar de frente essa luta urge emergencialmente, que disponibilizemos de todo um aparato tecnológico capaz de minimizar os efeitos devastadores dessa verdadeira batalha em prol da vida.

“Toda essa disparidade fez emergir receios, angústias, dúvidas capazes de instaurar um mal-estar amplificando as lacunas já existentes no sistema educacional e que por motivos vários, passavam despercebidos tendo a gravidade de algumas falhas na nossa formação docente inicial e continuada até então negligenciadas”, afirma a professora.

A partir disso, ela acrescenta que a Psicologia Escolar contribui de maneira relevante nesse momento de revitalização das práticas educacionais. “A Psicologia escolar tem um papel fundamental nisso no âmbito escolar à medida que se propõe a dialogar com a Educação, abordando aspectos fundamentais à eficácia do trabalho docente, como a saúde mental dos sujeitos envolvidos nesse contexto e todos os seus desdobramentos que implicam diretamente na qualidade de vida dessas pessoas e dos serviços por elas prestados à sociedade”, ressalta.

Na UESPI, a comunidade acadêmica tem acesso a um atendimento psicológico gratuito, feito pelo Serviço de Psicologia.

Egressos do curso de Psicologia lançam e-book “Onde está a psicologia no meio da pandemia?”

O professor Fauston Negreiros lançou o e-book “Onde está a psicologia escolar no meio da pandemia?”, juntamente ao professor Breno de Oliveira Ferreira, também egresso da UESPI. No livro, os professores trazem reflexões a partir de experiências vivenciadas nas cinco regiões do nosso país nos proporcionando uma compreensão acerca dessas questões a nível nacional.

O livro é direcionado para todos os públicos que se identificam com a temática

A obra consiste em mais uma produção acadêmica que contribuirá nesse momento permeado de tantas dores e dificuldades, em meio à tantos questionamentos, conflitos existenciais potencializados, um alento por meio desta partilha de vivências.

“Nós apresentamos experiências de profissionais, pais e da comunidade no entorno da escola de diferentes regiões de país enfrentamento à pandemia. Essas pessoas apresentaram práticas que obtiveram êxito com relação ao cuidado em diferentes âmbitos da educação nesse período”, conta o professor Fauston Negreiros.

O ebook é gratuito e está disponível para download neste link.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com