11 de Fevereiro de 2021

Serviço de Psicologia da UESPI disponibiliza novo formulário para solicitações de atendimento

Por Priscila Fernandes

O Serviço de Psicologia da UESPI está com um novo formulário para solicitação de atendimentos. O Serviço, situado no Campus Poeta Torquato Neto (Teresina), é gratuito e disponibiliza um atendimento especializado para acolher estudantes, servidores, técnicos e docentes da universidade.

Durante a pandemia da Covid-19, o Serviço de Psicologia Professora Thais Virginia Sucupira Kampf ofereceu, desde seu início, o aconselhamento psicológico para a comunidade acadêmica da instituição, totalizando entre os meses de março e dezembro de 2020 mais de 270 atendimentos. Na atual conjuntura, os atendimentos acontecem de forma on-line.

O aconselhamento psicológico on-line é um atendimento terapêutico de caráter emergencial feito através do WhatsApp para discentes da instituição, que tem como foco a solução de problemas imediatos gerados por dilemas e outras situações e problemas imediatos, bem como encaminhamentos necessários de acordo com a demanda e suporte inicial em situações de conflito. O objetivo é promover reflexões sobre as alternativas disponíveis, facilitando o processo de escolha quanto às dúvidas que o angustiam, ao mesmo tempo em que promove a sua autonomia, autocontrole e segurança emocional.

A psicóloga da UESPI e coordenadora do Serviço de Psicologia da instituição, Mariane Siqueira, destaca que serviço oferece um espaço de escuta e acolhimento dessas demandas, contribuindo , assim de forma significativa para a saúde mental e qualidade de vida no contexto acadêmico.

“Oferecer suporte psicológico à nossa comunidade acadêmica, em especial, aos discentes em situação de vulnerabilidade social, é de suma importância, uma vez que a jornada acadêmica pode trazer a tona demandas nos mais variados âmbitos da vida do sujeito: relacionamentos interpessoais, dificuldades de adaptação, dificuldades de aprendizagem, depressão e transtornos de ansiedade”, ressalta.

Para marcar um atendimento on-line é gratuito acesse o formulário de solicitação.

Residentes realizam atendimentos psicológicos para profissionais do Centro de Ciências da Saúde (CCS)

Os residentes de Psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade também realizaram nesse período atendimentos psicológicos. A iniciativa buscou atender aos servidores no período da pandemia.

É um plantão psicológico feito através do WhatsApp, através de vídeos chamadas ou por ligação. Os atendimentos acontecem nos dias de quartas-feiras à tarde, e o colaborador tem acesso por um formulário disponibilizado através de um link. É preciso algumas informações que vão servir como uma breve triagem e a partir disso agendar o atendimento. O residente Maycon Guimarães conta que no atendimento é oferecido escuta, aconselhamento psicológico, orientações e encaminhamentos para a rede psicossocial.

“Estipulamos um número de 4 sessões, a depender da demanda. Vimos nesse serviço a importância de prestar auxílio psicológico, e um espaço onde a pessoa possa ressignificar suas emoções e assim criar estratégias de enfrentamento nesse momento de pandemia. Percebemos a necessidade de algumas pessoas lidarem com suas emoções ao mesmo tempo que precisam se readaptar a sua rotina de vida, de trabalho e outros afazeres. Conseguimos perceber nesses primeiros atendimentos demandas de ansiedades, medos, questões de como lidar com o estresse do dia a dia, até demandas até então não tratadas, vindo a pandemia servir de gatilho para o agravamento de sua questão psicológica”, explica.

A residência está planejando e avaliando logísticas de aumentar o turno de atendimento e ver possibilidades do presencial, ficando assim de forma híbrida, presencial e virtual. Isso possibilitará disponibilizar também os atendimentos aos alunos.