Prop

12 de Fevereiro de 2021

Pesquisadores do Observatório UESPI lançam livro “Observa Covid”

Por Arnaldo Alves

O Observatório de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Núcleo Multidisciplinar e Interinstitucional, através da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Estadual do Piauí (PROP/UESPI), lança o livro Observa Covid pela EdUespi.

A obra traz artigos escritos por professores da UESPI, com intuito de mapear, diagnosticar, refletir e propor possíveis soluções na árdua tarefa de enfrentamento à Covid-19.

O livro é organizado pela professora Ailma do Nascimento, e os professores Antônio Luiz Maia, Franklin Oliveira e Pedro Pio.

Os capítulos abordam a preocupante queda do isolamento social no Piauí; hidroxicloroquina e seu uso no combate à Covid-19: um exercício reflexivo; os impactos da pandemia de Covid-19 no Ensino Superior público – UESPI; soluções de tecnologia da informação e comunicação para apoiar as estratégias de enfrentamento à pandemia; as atividades econômicas da PMes em tempos de pandemia: políticas públicas adotadas para apoiar o empresário; a interiorização do Covid-19 no estado do Piauí; a dexametasona e a Covid-19; crescimento e incidência da Covid-19 em municípios do território de desenvolvimento planície litorânea, Piauí: Parnaíba, Luís Correria e Buriti dos Lopes.

Além disso destaca temas como: a distribuição espacial dos casos e óbitos por Covid-19 nos três meses após o início da pandemia no estado; processo de aprendizagem na terceira idade; a pandemia e as empresas no estado do Piauí: impactos econômicos e a visão do empresário diante da crise.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ailma do Nascimento, informa que este é o primeiro livro, mas as pesquisas continuarão para serem compartilhadas outras discussões. ” A obra é relevante não só por publicizar as pesquisas, reflexões, discussões sobre o impacto da pandemia na área da saúde, mas também nas demais áreas”, disse.

O coordenador do Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (RMSFC), Vinícius Oliveira, é o escritor do capítulo sobre “A interiorização do Covid-19 no Estado do Piauí”, além de um dos autores do artigo “A distribuição espacial dos casos de Covid-19 nos três primeiros meses”. Segundo ele, compreende-se que, em função da rapidez associada ao processo de espalhamento da Covid-19, analisar rotas potenciais e a dinâmica relacional entre os municípios torna-se fundamental para tomada de decisão por parte das autoridades de saúde pública.

“Os dois artigos fazem uma análise espacial do risco de disseminação de COVID-19 dentro do estado do Piauí, levando em conta vias de transportes terrestres e considerando a influência de municípios vizinhos. Assim, consideramos que a importação de casos através da malha terrestre deve seguir tendo papel importante no futuro próximo nas regiões interligadas pelas principais Rodovias federais e estaduais do Piauí. No entanto, com as medidas de restrição de deslocamento, bem como, considerando um potencial aumento de controle sanitário da população, o número de casos importados nas mais diversas regiões observou uma tendência de queda, até o período eleitoral e recesso de final de ano, que terminou por imprimir uma nova onda da doença”, ressalta.

Editora

O e-book pode ser baixado no site da Editora da UESPI gratuitamente. Segundo o diretor da EdUESPI, Marcelo de Sousa Neto, a editora publica livros de qualquer área do conhecimento, não somente produzidos pela comunidade acadêmica, mas também produzidos por toda comunidade em geral. No entanto, as obras precisam ser aprovadas em seu mérito acadêmico, literário ou cultural pelo Conselho Editorial da UESPI.

“O distanciamento social imposto pelo COVID-19 representou um desafio para EdUESPI que precisou se reinventar como uma editora digital, focando seus esforços em publicação de e-books que, por outro lado, permitiu maior agilidade no processo de publicação e ampliou o alcance das obras, acessíveis gratuitamente pelo site da Editora. A criação da editora veio oferecer uma forma ágil e efetiva de divulgação das produções realizadas pela UESPI, permitindo uma maior visibilidade das pesquisas realizadas por nossos técnicos, estudantes, professores e pesquisadores, ajudando a divulgar e fomentar novas produções no interior da Universidade”, disse o docente.

Confira mais detalhes da Editora no podcast gravado com o professor Marcelo de Sousa Neto: