27 de Janeiro de 2021

Reitor recebe representantes da Adcesp sobre pautas da comunidade uespiana

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Prof. Doutor Evandro Alberto de Sousa, juntamente com todos os Pró-Reitores,  recebeu os representantes da  Seção Sindical dos Docentes da UESPI – ADCESP para dialogar sobre o ensino remoto, auxílios aos discentes, calendário acadêmico e também sobre concurso, chamada dos classificados e progressões e promoções dos docentes da universidade. A reunião aconteceu nesta terça-feira, na reitoria.

O Magnífico Reitor abriu a reunião agradecendo a oportunidade do encontro nessa nova gestão. Destacou que o contexto social é difícil devido a pandemia Covid-19 e que “todos estamos buscando, por meio do diálogo, encontrar caminhos que possam minimizar os efeitos, em particular, na educação. Não está sendo uma tarefa fácil, mas, falo como Reitor e como professor que continua em sala de aula, que o ensino remoto foi o único caminho possível. No meu encontro com os alunos na sala virtual, senti que todos estão ansiosos pelo retorno e vamos juntos manter a qualidade do ensino, da troca de ideias para superarmos esse momento”, afirmou o Prof. Evandro.

O encontro foi na reitoria com os representantes da Adcesp e toda a Adm Superior da UESPI

A professora Rosângela Assunção, Coordenadora Geral da ADCESP, tratou,  no início da pauta, do ensino remoto, pois a categoria queria saber sobre o posicionamento da Pró-Reitoria de Ensino (PREG). Segundo a Pró-reitora, Profa. Doutora Nayana Pinheiro, o início das atividades de ensino em 2020.1 foram positivas. A PREG manteve um grupo atento as dificuldades que chegavam ao setor para que todas as dúvidas fossem sanadas tanto por parte do aluno, como pelo docente. “O ensino remoto foi a única opção de retorno das atividades de ensino e, apesar de algumas dificuldades, ele nos trouxe, neste momento, a possibilidade de matricular o aluno em disciplinas que não seriam ofertadas no seu próprio campi. Estamos seguindo a Resolução 020 quanto ao número total de alunos, mas, temos alguns casos pontuais onde precisamos conversar com o Professor e o Coordenador do curso para uma decisão conjunta”, explicou a Pró-Reitora.

A reunião terminou com o pedido da Adcesp por uma reunião conjunta com representantes do Estado

A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Doutora Ailma do Nascimento, se pronunciou para dar informações sobre a sua área. De acordo com a Professora, as pós-graduações estão seguindo de forma remota deste o ano passado por uma decisão conjunta dos alunos, professores e coordenadores.

Sobre os auxílios aos estudantes, a Pró-Reitora da PREX (Pró-reitoria de Extensão, Assuntos estudantis e comunitários), profa. Doutora Eliene Pierote, explicou que o Auxílio Pecuniário foi realizado com remanejamento de bolsas que não foram usadas no ano de 2020 devido a pandemia, porém, que já estavam previstas no Orçamento total da UESPI. “Mais de 700 alunos atenderam aos requisitos do Edital que divulgamos e eles receberam o auxílio no dia 30 de dezembro. Alguns alunos não receberam por divergências apresentadas nos dados informados por eles. A PREX identificou esses alunos, encaminhou novamente a lista para a Sefaz e até o dia 30 de janeiro, esses alunos irão receber o auxílio no valor de R$700,00 para a compra do equipamento”, afirmou.

O Pró-Reitor de Administração, Prof. Doutor Pedro Soares Júnior, complementou informando que a UESPI fez uma parceria com a Seduc para a compra dos chips de conectividade e que, no total, são mais de 3 mil chips que a universidade tem direito e que serão distribuídos a medida que chegam as demandas pelas Coordenações de cursos. “O chip é nominal, já sai com os dados do aluno responsável por ele. Por isso, pedimos aos Coordenadores que enviem todas as informações dos alunos que necessitam desse chip para conectividade. Vocês fizeram uma busca ativa no passado e sabem quem são os alunos. Os pedidos vão chegando e nós da PRAD vamos solicitando a Seduc. Já foram enviados mais de 800 chips para diversos campi”.

Sobre  concurso para professor, uma pauta da Adcesp, o Reitor explicou, com o apoio da Assessoria Jurídica da UESPI, Profa. Fábia, que estava presente, que, neste momento, existem medidas legais tanto no nível Estadual como Federal que impedem a realização de concurso público por conta também do momento de calamidade que o Brasil está vivendo em função da pandemia. Os concursados do último seletivo, a PRAD informou que faltam nove candidatos para serem chamados e que a universidade está buscando esse solução.

A reunião, segundo todos os participantes, foi positiva tanto pelas explicações como oportunidade do diálogo em busca de medidas que favoreçam a universidade e toda a sua comunidade.

“Vai ser assim, pelo diálogo constante, que vamos avançar e encontrar as soluções. Estou atento as demandas, as necessidades  e por isso, estou diariamente, junto com os pró-reitores, em busca de soluções que possam melhorar a vida de nossa comunidade uespiana”, finalizou o reitor.