22 de Janeiro de 2021

Grupo de Pesquisa Esperança Garcia promove webinário sobre Interseccionalidade e Direitos Humanos

Por Arnaldo Alves

O Grupo de Estudo e Pesquisa Esperança Garcia (GEPEG), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, realiza o I Webinário de Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos “Esperança Garcia” entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março, na plataforma Google Meet.

A programação do evento conta com palestras de professores, pesquisadores e profissionais da UESPI e de várias regiões do Brasil, com o objetivo de fomentar discussões sobre os assuntos: concretização de direitos humanos, tecnologias de gênero, micropolítica, educação em saúde, educação e gênero, pensamento decolonial no feminismo e saúde mental, além de interseccionalidade.

De acordo com o coordenador do Grupo Esperança Garcia, professor Elvis Marques, a relevância do I Webinário de Gênero, Interseccionalidade e Direitos Humanos é que os temas tratados nesse evento possuem uma grande importância acadêmica, social, cultural e econômica por fazerem parte do cotidiano de todo ser humano.

“Discutir gênero, interseccionalidade e direitos humanos vai muito além de debater sobre orientação sexual e identidade de gênero. É sobre empoderar e conscientizar os grupos minoritários, que eles possuem voz e devem utilizá-la para conquistar e ocupar os espaços que lhes são de direito, exercendo, assim, plena e ativamente sua cidadania”, ressalta o docente.

Inscrições

Com vagas limitadas (250), as inscrições começam no dia 25 de janeiro e seguem até o dia 22 de fevereiro no site do Webinário. O evento possui certificado de 15h.

Confira a programação completa: