Notícias

15 de Janeiro de 2021

TEAmo Picos: Aluna da UESPI cria projeto que visa acolher pessoas com Autismo e capacitar familiares e educadores

Por Arnaldo Alves

A estudante da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Jéssica Araújo, sob coordenação das professoras de Pedagogia Fabrícia Gomes e Helena Cristina, criou o projeto de extensão TEAmo Picos, destinado aos familiares de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA), além de educadores e demais profissionais que lidam com o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes nessa condição.

Através de rodas de conversas, lives, promoção de capacitação para professores e famílias, além de sensibilização social e formação para discentes da área de educação, o TEAmo Picos visa incluir pessoas autistas na sociedade, auxiliar a disseminação de conhecimentos sobre o Transtorno para os familiares, possibilitar parcerias da educação e saúde, assim como contribuir com a formação de acadêmicos relacionados ao trabalho de inclusão e Autismo.

De acordo com Jéssica Araújo, a ideia do projeto surgiu após conversas e coleta de dados das mães de pessoas com TEA, sendo verificado a necessidade de promover ações de sensibilização, aceitação e interação social de famílias que lidam com o Autismo, além de apresentar diagnósticos e práticas de inclusão através de profissionais da área da saúde e educação.

“Com o projeto os familiares sentiram mais segurança para falar sobre o assunto, sem receio de ofensas ou críticas, isso tem impactado favoravelmente a vida e as relações familiares de pessoas que convivem com TEA, uma vez que possibilita a ampliação do diálogo, a troca de experiências, a formação de vínculos e o desenvolvimento de estratégias, que ajudam no enfrentamento do Transtorno do Espectro Autista. O impacto também é positivo com os profissionais, através deste contato, eles tiram suas dúvidas e são orientados. Essa interação proporciona um elo muito importante entre família e profissionais capacitados”, destaca a discente.

Jéssica Araújo é aluna do 5° período de Pedagogia, campus Prof. Barros Araújo

Jéssica Araújo é aluna do 5° período de Pedagogia, campus Prof. Barros Araújo

Segundo uma das coordenadoras da ação e do Grupo de Estudos em Educação Inclusiva (GEEI), professora Fabrícia Gomes, o TEAmo Picos começou suas atividades no segundo semestre de 2020 e acaba de ser transformado em um projeto de extensão da UESPI. “Nosso projeto tem por intuito sensibilizar e acolher famílias de crianças com Autismo, além de incentivar a atuação de professores e alunos sobre a causa aqui em Picos. Desde o ano passado realizamos transmissões ao vivo e rodas de conversas. Agora que o projeto foi cadastrado, nossa intenção é disseminar mais informações sobre o Transtorno de Espectro Autista entre comunidade acadêmica, famílias e sociedade em geral”, ressalta.

Para saber mais detalhes sobre educação inclusiva, siga o TEAamo-Picos nas redes sociais. Neste ano, as idealizadoras do projeto pretendem realizar capacitações para professores atuantes na rede pública de ensino, além da continuidade das atividades já realizadas.

Live

Na próxima terça-feira (19), às 20h, acontece a primeira atividade do ano com o tema “Diagnóstico Precoce e Estratégias para o Diagnóstico”, no Instagram do (@p.teamopicos), com a presença da fonouadióloga e pós-graduanda em psicopedagogia, Andreallys Leal, além do médico neuropediatra e especialista em Autismo, Dr. Joniel Soares Silva. Participe!

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com