Notícias

12 de Janeiro de 2021

Egresso da UESPI publica artigo na Revista Brasileira de Ortopedia sobre lesões em motociclistas de trilha

Por Arnaldo Alves

O egresso da Pós-graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Davi Leal, teve seu artigo sobre lesões em motociclistas de trilha publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, em 2020.

A pesquisa trata da modalidade off-road (fora de estradas pavimentadas), que possui um crescente número de adeptos no Piauí. Ao todo, 47 pessoas participaram do estudo. Dentro desse grupo foram constatadas 56 lesões em 27 participantes. O estudo levou em consideração faixa etária, peso, altura, índice de massa corporal, tempo de prática, além dos tipos de lesões mais frequentes.

Davi Leal durante sua graduação em Fisioterapia

Davi Leal durante sua graduação em Fisioterapia

De acordo com o fisioterapeuta, foi possível identificar uma incidência de lesão grande, principalmente contusões e abrasão em ombros e joelhos.

“Essas lesões podem ser minimizadas com equipamentos adequados. Por eu ser praticante do esporte e observar a grande ocorrência de lesão nessa modalidade, busquei pesquisar para entender mais sobre essas lesões e seus mecanismos. Então decidir iniciar uma trabalho de campo para compreender melhor. Dei início ao pré-projeto e depois da aprovação no Comitê de Ética fui a campo aplicar o questionário para os praticantes do esporte obtendo assim os resultados”, explicou Davi Leal.

A ideia do pesquisador é que seu artigo possa servir de base para traçar planos de prevenção e reabilitação para os praticantes da modalidade. Também participaram da pesquisa o professor da UESPI e orientador Kelson Gomes, além dos profissionais Flávio Rogério de Sousa e Eduardo Ferreira.

Você pode conferir o artigo completo no site da revista.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com