Notícias

8 de Janeiro de 2021

FAQ UESPI: Confira as dúvidas frequentes sobre os procedimentos na graduação

Dúvidas frequentes da comunidade acadêmica

•  Quando começa do período 2021.1?

No dia 09 de novembro de 2021.

• Qual será o dia das matrículas curriculares do 2021.1?

Para os alunos novatos do edital SISu 2021.1 a matrícula curricular para o período 2021.1 aconteceu entre os dias 23 e 27 de agosto de 2021. 

Os estudantes veteranos que não possuem pendências realizam o procedimento entre os dias 08 e 15 de outubro de 2021.

Os estudantes com pendência realizam a matrícula de 04 a 08 de novembro de 2021.

• Onde fazer minha matrícula curricular?

Calouros no sistema matrícula online e veteranos sem pendência no sistema Aluno Online.

Veteranos com pendência com a coordenação de curso.

  •  Como cancelar a matrícula?

Na página do protocolo acadêmico baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

  • Como trancar o curso?

No calendário acadêmico da UESPI é aberto um período para realizar a solicitação através do protocolo online, com envio da solicitação para protocoloacademico@preg.uespi.br. Os alunos devem observar o prazo para realizar o procedimento.

Só podem trancar o curso os alunos a partir do 3° período. O trancamento da matrícula no período só pode ser concedido mediante solicitação do aluno por dois períodos consecutivos ou três intercalados.

No período de solicitação os interessados devem seguir o seguinte passo a passo:

1- Acessar o site da UESPI;

2- Na sessão “Serviços”, disponível na home do site, acessar a opção “Protocolo”;

3- Na página do protocolo acessar o link “Formulário do Aluno”;

4- O aluno deve:

• Imprimir o documento;
• Preencher;
• Digitalizar;
• Enviar para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br
• Também é necessário enviar para o e-mail descrito acima o histórico acadêmico, disponível no sistema aluno online.

  •  Como pedir dispensa de disciplina?

     O prazo para solicitação de dispensa de disciplina é divulgado no calendário acadêmico letivo. Durante o período, o interessado deve solicitar através do protocolo acadêmico. 

Após acessar o sistema do protocolo, o aluno deve preencher o formulário com seus dados, marcar a opção “Aproveitamento de disciplina cursada”, informar o nome da disciplina que deseja dispensar no campo “observações”. Após isso, enviar para protocoloacademico@preg.uespi.br, com o histórico da disciplina cursada como comprovante.

• Como solicitar a mudança para o nome social?

Na página do protocolo acadêmico baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: protocoloacademico@preg.uespi.br com uma cópia do RG anexado.

O aluno (a) deve marcar a opção natureza da solicitação em “outros” e redigir no campo de observações a justificativa da sua solicitação.

• Como solicitar o histórico acadêmico e declaração?

O histórico acadêmico e a declaração podem ser acessado diretamente no sistema aluno online, na aba documentos, ou solicitar junto ao Divisão de Controle Acadêmico e Diplomação-DCAD pelo email: dcad@preg.uespi.br com o assunto “Declaração de vínculo acadêmico” informando no e-mail nome completo, matrícula, curso e campus.

• Como pegar meu nada consta na biblioteca?

Os alunos do campus Poeta Torquato Neto devem solicitar o Termo de Quitação no e-mail: termodequitacao@uespi.br,com anexo de documentos e das seguintes informações:

Identificação (nome completo, matrícula, curso e campus) no corpo do e-mail. Anexar foto frente e verso do RG ou outro documento oficial com foto.

Os alunos dos campi do Interior, Clóvis Moura e Centro de Ciências da Saúde(CCS), devem solicitar o Termo de Quitação da Biblioteca Central após solicitarem o termo de quitação da biblioteca do seu campus de origem. Ao solicitar a Biblioteca Central pelo e-mail  termodequitacao@uespi.br,  enviar em anexo o termo de quitação da biblioteca do seu campus de origem e os dados:

Identificação (nome completo, matrícula, curso e campus) no corpo do e-mail. Anexar foto frente e verso do RG ou outro documento oficial com foto.

Se você possui algum tipo de pendência entre em contato com a Biblioteca através do email:  bcuespi@uespi.br

Confira os e-mails das bibliotecas dos campi do interior: E-MAILS DAS BILIOTECAS DOS CAMPI

  • Colação de grau convencional e em separado

Como, quando e onde agendar a colação de grau da turma na modalidade convencional?

No início de cada período letivo, o Cerimonial Universitário libera o agendamento das colações de grau na modalidade convencional, é necessário um membro da comissão dirigir-se ao Cerimonial Universitário para realizar o agendamento da colação de grau. Para efeitos de colação de grau, é considerada turma um número superior ou igual a 10 formandos. Mais informações:cerimonial@uespi.br

Quais os requisitos para participar da colação na modalidade convencional?

O aluno deve estar adimplente com as responsabilidades acadêmicas e ter concluído todas as disciplinas. Além disso, os discentes devem ser todos do mesmo período. Ou seja, um discente que concluir as disciplinas não poderá esperar a turma seguinte para realizar a colação de grau.

Minha turma concludente (com número igual ou superior a 10 formandos) não possui contrato com empresa de colação de grau, como proceder? 

Para turmas com um número igual ou superior a dez, a UESPI oferta a modalidade de colação de grau em separado. Os formandos deverão colar grau no mesmo dia. A solicitação deve ser feita via coordenação de curso. O coordenador do curso, ao final do período, deve enviar ao DCAD e ao Cerimonial Universitário a relação dos alunos aptos, bem como a previsão da data da colação de grau.

Nessa modalidade, as colações acontecem geralmente às terças-feiras, pela manhã, no auditório do campus. Em Teresina as colações acontecem no auditório do Palácio Pirajá, do Campus Poeta Torquato Neto.

Como solicitar colação de grau em separado?

Na página do protocolo acadêmico, na aba serviços no site da UESPI, baixe o “Formulário do Aluno”, imprima o documento; preencha; digitalize e envie para o e-mail: dcad@preg.uespi.br, com o anexo do histórico acadêmico atualizado, disponível no aluno online, e o comprovante de pagamento de depósito ou transferência Banco do Brasil (Agência 3791-5; Conta 7286-9), no valor de R$40,00.

• Como solicitar meu diploma?
O aluno deve baixar o “Formulário do Aluno” no protocolo online,  imprimir o documento de requerimento do diploma; preencher; digitalizar e enviar para o e-mail: diplomacao@preg.uespi.br, com o anexo do RG, CPF, nada consta da Biblioteca e declaração de entrega do TCC (emitida nas coordenações de curso).

Caso solicite diploma para assumir concurso público ou ingresso em programas de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado), envie também um documento de comprovação no ato da solicitação.

Os diplomas solicitados tem previsão de entrega de 90 a 120 dias úteis. Para caso de aprovação em concurso público ou mestrado e doutorado (com comprovação), os diplomas podem ser emitidos em até 3 dias úteis.

Segunda via

O aluno que necessitar de uma segunda via do diploma será necessário o pagamento de uma taxa de R$35,00 para a conta Banco do Brasil: Ag: 3791-5 | C/C: 7286-9 FUESPI. O aluno deve anexar no pedido uma cópia do boletim de ocorrência por perda ou extravio do diploma, assim como o comprovante de pagamento. O procedimento é o mesmo da expedição com envio para diplomacao@preg.uespi.br.

• Como receber a Láurea Acadêmica?

A Láurea Acadêmica é um título honorífico, sob a forma de certificado, concedido a aluno de turma concluinte de cada curso de Graduação que apresentar melhor desempenho nas atividades acadêmicas. A Resolução CONSUL Nº 001/2019 normatiza a Láurea Acadêmica de Graduação.

Quais os requisitos para receber a Láurea Acadêmica?

I – Ter alcançado média igual ou superior a 9,0 (nove) no Coeficiente de Rendimento Acadêmico;
II – Não ter sido reprovado em nenhuma disciplina;
III – Ter integralizado o curso;
IV – Ter cursado, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do curso na UESPI;
V – Ter participado de Programa de monitoria cadastrado na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), com relatório final aprovado;
VI – Ter concluído uma das atividades a seguir:
a) participado de Projeto de Extensão cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PREX), com relatório final aprovado;
b) participado de Projeto de Pesquisa cadastrado na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), com relatório final aprovado.
VII – Não ter sofrido penalidade disciplinar de qualquer natureza na UESPI.

Como solicitar a Láurea Acadêmica?

Caberá à Coordenação do Curso a elaboração da lista, com o(s) nome(s) do(s) aluno(s) que atenda(m) aos requisitos estabelecidos para o laureamento, que deverá ser aprovada pelo Colegiado do Curso. Depois de aprovada pelo Colegiado do Curso a lista será enviada ao Conselho Universitário (CONSUN), caberá ao CONSUN a prerrogativa da homologação da indicação do laureado.

Como acontece o laureamento?

A Láurea Acadêmica será entregue, impreterivelmente, no ato de Colação de Grau. O Cerimonial Universitário encontra-se sempre disponível para dúvidas e/ou mais informações sobre colação de grau e eventos, através do e-mail: cerimonial@uespi.br

• Como ter acesso ao e-mail institucional?

O e-mail institucional dos discentes foi criado para a execução das atividades e aulas remotas, além das eleições da UESPI. Os alunos devem criar o seu e-mail no sistema Aluno Online.

Confira como fazer o e-mail institucional:

• Para que serve o e-mail institucional?

O e-mail institucional é utilizado para contato com a coordenação e os professores do curso. As atividades acadêmicas, durante as aulas remotas, são enviadas através do e-mail.

•Tive problemas com e-mail institucional, o que fazer?

Entre em contato com dtic@uespi.br.  No  assunto do e-mail  informe ” Problemas no acesso ao e-mail institucional”, no corpo do e-mail informe seu nome completo, matrícula e CPF e descreva sua demana.

• Qual o e-mail da minha coordenação?

Se você precisar entrar em contato com a coordenação de curso, verifique abaixo o e-mail pelo nome do centro ou campus.

EMAILS DAS COORDENAÇÕES TERESINA

Centro de Ciências Agrárias – CCA

Centro de Ciências da Educação, Comunicação e Artes -CCECA

Centro de Ciências Humanas e Letras CCHL

Centro de Ciências da Natureza- CCN

Centro de Ciências Sociais e Aplicadas- CCSA

Centro de Tecnologia e Urbanismo- CTU

Centro de Ciências da Saúde- CCS

CLÓVIS MOURA

EMAILS DAS COORDENAÇÕES CAMPI DO INTERIOR

BOM JESUS

CAMPO MAIOR E BARRAS

CORRENTE

FLORIANO

OEIRAS

PARNAÍBA

PICOS

PIRIPIRI

SÃO RAIMUNDO NONATO

URUÇUÍ

 

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com