7 de Janeiro de 2021

Reitor da UESPI Dr. Evandro Alberto toma posse no Palácio de Karnak

Por Arnaldo Alves

O novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Dr. Evandro Alberto de Sousa, tomou posse do cargo, nesta quinta-feira (07), no Palácio de Karnak — Teresina, pelo governador do Estado Wellington Dias.

A solenidade foi transmitida através do YouTube e Facebook do Governo do Estado do Piauí. Presencialmente, também participaram da cerimônia familiares do novo reitor, o ex-reitor e, atualmente, o novo Secretário de Educação, Professor Dr Nouga Cardoso, a Administração Superior da UESPI, vice-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Diretora do  CFAF, além de outros agentes públicos e políticos ligados ao governo como,  Rafael Fonteles, Osmar Júnior, Francisco Costa e Merlong Solano.

Solenidade no Palácio de Karnak

Durante seu discurso, o reitor, Dr. Evandro Alberto, destacou o trabalho desenvolvido na UESPI desde o ensino nas graduações e pós-graduações, pesquisas desenvolvidas, núcleos inaugurados, os bons índices em exames nacionais, corpo docente qualificado, tendo citado o professor Laécio Santos como um dos mais influentes no mundo e, em meio à pandemia, também falou sobre a garantia de auxílio para aulas remotas com início nesta segunda-feira (11). Aproveitou para e dar destaque ao  Núcleo de Educação à distância (NEAD/UESPI), que aumenta o alcance do ensino da universidade.  O reitor também destacou as obras da pista de atletismo e a construção do campus de Oeiras, além das principais demandas que precisam ser feitas para melhorar a infraestrutura e qualidade de ensino na UESPI. Também fez um agradecimento especial ao seu antecessor e amigo, Dr. Nouga Cardoso.

“Nossa meta é garantir Ensino, Pesquisa e Extensão de qualidade. Atender demandas pontuais para que os nosso professores e alunos possam entregar o melhor para sociedade. Hoje, a UESPI conta com mais de um terço de seus professores formados na instituição. Temos representantes em várias regiões do mundo. Sabemos dos nosso desafios e compromissos, mas com uma gestão humanizada e com a parceria com o Governo, vamos buscar tudo o que for positivo para nossa instituição”, destacou o reitor.

Momento do pronunciamento oficial como novo reitor da UESPI

Confira a mensagem do Magnífico Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto

O Governador do Estado, Wellington Dias, também destacou os bons índices alcançados pela UESPI. “É extremamente gratificante olhar para os municípios do interior e saber que a UESPI também chega lá. Seja através do ensino presencial ou à distância. Temos um compromisso com a UESPI e vamos buscar fortalecer isso em conjunto. Agora, através do professor Evandro Alberto, vamos superar os desafios e fortalecer a educação do Piauí”, ressaltou o governador.

Governador Wellington Dias assinando a posse do reitor Evandro Alberto

Confira a mensagem do Governador do Piauí, Wellington Dias

O secretário de Educação de Teresina e ex-reitor da UESPI, Dr. Nouga Cardoso, lembrou de sua caminhada na instituição e os primeiros contatos com o atual governador. Ele deixa seu mandato na instituição com a sensação de dever cumprido e com a convicção que o legado da boa educação do Piauí vai prosseguir com seu amigo e sucessor, Evandro Alberto.

“Este é um momento muito significativo na minha trajetória, na trajetória da universidade que eu escolhi viver, me desenvolver profissionalmente. Fico muito feliz de ao concluir esse ciclo, entregar a gestão da universidade para um profissional competente, mas sobretudo, para um amigo, um amigo que, como eu, preocupa-se com a boa educação do Piauí. Nossos votos são que realmente ele tenha um reitorado profícuo a altura de toda a expectativa e da certeza que nós temos que ele é capaz de realizar”, pontuou o secretário.

Professor Dr. Nouga Cardoso durante a cerimônia

Confira a mensagem do ex-reitor da UESPI, prof. Nouga Cardoso

O professor Dr. Evandro Alberto assume após seu antecessor, Dr. Nouga Cardoso aceitar o convite para ser secretário municipal de Educação em Teresina. O mandato do novo reitor será até o fim de 2021.

Confira mais imagens da solenidade de posse: