18 de Dezembro de 2020

Natal UESPI é marcado por homenagens e despedida do reitor Nouga Cardoso

Por Arnaldo Alves

A Universidade Estadual do Piauí realizou, nesta sexta-feira (18), o Natal UESPI: conectando as esperanças, no canal da Uespioficial no Youtube.

Com intuito de finalizar as atividades do ano e celebrar a data natalina, a live contou com a presença da Administração Superior, diretores de campi, professores, alunos, o grupo de teatro Kahuahan e demais colaboradores da nossa UESPI.

Administração Superior presente no evento

O Natal UESPI foi marcado pela a despedida do reitor Nouga Cardoso. Nos próximos dias, o gestor assume a Secretária Municipal de Educação de Teresina, à convite do prefeito, Dr. Pessoa. Amigos e familiares do professor Nouga prestaram suas homenagens aos mais de 10 anos de serviços prestados na UESPI, entre os cargos de vice-reitor e reitor.

O então vice-reitor, Evandro Alberto, que vai assumir o posto mais alto da reitoria da instituição, agradeceu os anos de parceria com seu amigo e confidente, Nouga Batista.

“Quero agradecer ao professor Nouga por tudo que nos ensinou, passamos três anos de uma vida compartilhada bem intensa. Desde os planejamentos, discussões, conversas e ações. Sabemos que você abraçou uma nova missão, mas deixa na Uespi um grande legado. Não será fácil, pela grandeza do seu trabalho, das relações que estabeleceu, por tudo que você representa, obrigado Nouga. Juntos vamos continuar com a missão de oferecer Ensino, Pesquisa e Extensão para todos”, pontuou.

Em sua fala, Evandro também mencionou e parabenizou todos os membros da comunidade acadêmica pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, mesmo em meio à pandemia de Covid-19.

“Minha fala também é voltada aos que perderam seus familiares ou que de alguma forma foram acometidos com a Covid-19. Esse foi um ano que redimensionamos os conceitos de dor, amor, trabalho e tudo mais que nos envolta. E esse desafio ainda se encontra entre nós. Fomos corajosos ao continuar trabalhando e pesquisando. Várias pesquisas saíram daqui da UESPI para os olhares do mundo inteiro. Contribuímos com o Comitê Científico do Estado, produzimos cursos de extensão, palestras, eventos nacionais e internacionais, adquirimos melhorias no que tange tecnologia em todas unidades, realizamos recentemente as eleições, buscamos ofertar apoio aos discentes e ofertar o PEC, entre outras demandas. A UESPI nunca parou, a UESPI continuou firme, trabalhando, e assim vai continuar. Por isso minha mensagem é de agradecimento e esperança aos que fazem parte da nossa instituição”, ressaltou.

Professor Evandro Alberto durante o Natal online da UESPI

Em comum, todos os pró-reitores e seus adjuntos agradeceram os serviços prestados pelo professor Nouga Cardoso, além de uma mensagem de esperança mediante tudo que foi vívido em 2020. Os diretores de campi salientaram o trabalho desenvolvido em meio à pandemia dos professores e alunos de cada campus, assim como passaram uma mensagem de apoio aos que fazem da nossa universidade a maior em capilaridade do Piauí.

A trajetória do professor Nouga Cardoso Batista

O magnífico reitor, professor Dr. Nouga Cardoso Batista, esteve a frente da gestão da UESPI desde 2010, na época como vice-reitor. A partir de 2014, o químico ocupou o cargo de reitor, contribuindo imensamente com nossa universidade. Por exemplo: a criação do laboratório GERATEC; modernização do Núcleo de Processamento de Dados, hoje, Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação; ampliação do Núcleo de Educação a Distância (NEAD); concurso para professores efetivos; alimentação aos servidores e técnicos; implantação de um calendário para os bolsistas da UESPI junto a SEFAZ, entre vários outros feitos e ações.

Para ele, a grande missão de todo uespiano é entrar na UESPI e ao sair deixar ela maior do que chegou. ” Esse é exatamente o meu sentimento. A gente deixa uma UESPI maior, melhor, sendo referência na comunidade científica nacional e internacional. Só tenho motivos para agradecer. Foi uma década desafiadora, de muito trabalho. Nos próximos dias assumo um grande desafio com a população de Teresina e digo para todos: estou com alma leve, ombros descansados e cabeça preparada. Isso tudo é possível pois a UESPI me preparou e me deu a segurança de que faremos um grande trabalho. A nossa parceria continua, comunidade uespiana. Sempre vou estar à disposição. Obrigado”, finaliza o reitor, Nouga Cardoso Batista.

Homenagem aos entes queridos

A emoção tomou conta do evento com a homenagem feita em alusão aos membros da nossa instituição que perderam suas vidas em 2020. Familiares e pessoas próximas também acompanharam o momento. Assista o vídeo:

Com grande participação do público, várias técnicos, professores e alunos se manifestaram através do chat do YouTube. “A UESPI sempre nos ensinou a enfrentar dificuldades e obstáculos, em 2021, chegaremos mais fortes para superar todos os problemas. Parabéns pela organização da live”, disse um dos telespectadores, Antônio Carlos Mendes da Rocha.

Assista a live completa:

As atividades da UESPI ainda seguem até a próxima quarta-feira (23). Após isso, será iniciado o recesso de fim de ano com data prevista para retorno no dia 04 de janeiro.