12 de Dezembro de 2020

SPC&SIC: Encerramento de evento conta com discussões sobre a pesquisa no estado do Piauí

Por Priscila Fernandes

O XX Simpósio de Produção Científica e XIX Seminário de Iniciação Científica (SPC&SIC) encerraram nessa sexta-feira (11). Nessa semana de realização, os eventos simultâneos contaram com a discussão e participação de pesquisadores das áreas de Humanas, Letras, Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas e Multidisciplinar.

O encerramento das atividades contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Ailma do Nascimento; do diretor do Departamento de Pesquisa PROP/UESPI, Franklin Oliveira; do Pedro Pio, da pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN); do pró-reitor adjunto da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG), Gustavo Gusmão; e do diretor de desenvolvimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Ciro Gonçalves Sá.

Os professores discutiram sobre a FAPEPI e suas contribuições

Nesses três dias de encontros on-line, o evento reuniu mais de 800 visualizações e trouxe para os participantes a experiência de discutir e divulgar o conhecimento produzido pela academia, não apenas da UESPI, mas de outras Instituições de Ensino Superior, bem como pesquisadores não vinculados à academia e também empresas. O pró-reitor Gustavo Gusmão pontua que o evento mesmo tendo o caráter on-line proporcionou com excelência a sua proposta. “Parabenizo a todos pela realização desses eventos, que antes era realizado de forma presencial, agora nos trouxe novos desafios. Todos os professores e alunos apresentaram e trabalharam com excelência os resultados das pesquisas que desenvolveram nesse último ano com todas ferramentas tecnológicas possíveis”.

A pró-reitora Ailma Nascimento, afirma que no último dia de atividade, o evento destacou a importância da FAPEPI. “Todos os dias buscamos trazer para os participantes temas e discussões importantes para o cenário científico e de pesquisa do nosso estado e país, hoje não seria diferente. Nós recebemos o diretor de desenvolvimento da FAPEPI, Ciro Gonçalves Sá, para destacarmos a importância da FAPEPI no ensino e pesquisa do Piauí”, diz.

Em sua apresentação, o prof. Dr. Ciro Gonçalves Sá, destacou que a FAPEPI tem como objetivo principal ser ferramenta de fomento à pesquisa. “A fundação abrange mais áreas de pesquisa e execução do que se imagina. Nesse ano, buscamos realizar seminários, simpósios, parcerias e programas de incentivo à inovação científica. Inclusive a UESPI tem sido também uma grande parceira nesse sentido”, conta.

Confira no canal da UESPI todas as apresentações e mesas de discussão dos eventos.

Apresentação de trabalhos

Além das palestras e mesas redondas os simpósios também contaram com as apresentações de trabalhos na modalidade Comunicação Oral (Videoconferência). Na quinta-feira (10), apresentaram-se os estudos nas áreas de Engenharias, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas, e Multidisciplinar e na sexta (11) Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Ao todo, foram submetidos mais de 50 trabalhos em todas as áreas do conhecimento. Camila Vieira, graduanda do sexto período do curso de Engenharia Civil, se apresentou no primeiro dia de evento com um trabalho sobre “Mobilidade Urbana e o Crescimento Habitacional de Teresina nos últimos 10 anos na região do bairro Porto Alegre”. Foi a primeira vez da estudante no SPC&SIC.

“Foi um evento muito interessante e importante para que eu continuasse na carreira científica de pesquisa. Foi a primeira vez que participei e quando eu assisti as palestras e as mesas redondas senti um incentivo e um ‘gás’ pra continuar. O meu trabalho sobre a mobilidade urbana foi pensado principalmente para gerar um impacto na sociedade, tanto por meio econômico tanto por meio da opinião pública”.

A estudante do curso de Letras/Português, Maria Carvalho, se apresentou no segundo dia. Ela está no oitavo período do curso e seu trabalho é sobre “Rimas e imaginação: poesia infantil em Climério Ferreira e Martins Napoleão”.

“A participação no evento foi de grande valia, uma experiência bastante enriquecedora e de muitos aprendizados. Pude participar não somente como ouvinte nas palestras e mesas redondas ofertadas, mas também apresentando os resultados da minha pesquisa enquanto bolsista do PIBIC, sob a orientação da Prof. Ma. Sara Regina de Oliveira Lima em que nele propomos a investigação de poemas escritos por autores piauienses e que, inclusive, tive o prazer de publicá-la em periódico enquanto o evento acontecia. Agora com o encerramento do SPC e SIC, a sensação é de dever cumprido, pois pude amadurecer como pesquisadora e de alguma forma contribuir para com a realização do evento”, relata a estudante.

No encerramento, foram postos na Menção Honrosa os três melhores trabalhos de cada área do conhecimento, confira o resultado no canal oficial no YouTube da UESPI.