Prop

9 de Dezembro de 2020

SPC e SIC: mais de 800 uespianos acompanharam a palestra de abertura sobre a importância da pesquisa em meio à pandemia

Por Arnaldo Alves

Teve início nesta quarta-feira (09), o XX Simpósio de Produção Científica e XIX Seminário de Iniciação Científica no canal de YouTube da Uespioficial. Ao todo, mais de 800 inscrições foram efetuadas.

A abertura do evento contou com a participação do reitor, Nouga Cardoso; do vice-reitor, Evandro Alberto; da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Ailma do Nascimento; do diretor do Departamento de Pesquisa PROP/UESPI, Franklin Oliveira; do diretor de Departamento de Pós-Graduação da UESPI, Pedro Pio; da pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças (PROPLAN), Joseane Carvalho, do pró-reitor de Administração e Recursos Humanos (PRAD), Pedro Soares; e da pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Nayana Coelho.

Administração Superior presente nos eventos

Em sua fala, o reitor, Nouga Cardoso, parabenizou o trabalho desenvolvido na PROP e demais pró-reitorias e destacou o esforço dos alunos e professores que estão apresentando seus trabalhos durante os eventos.

“Embora o ensino presencial tenha sido suspenso em virtude da pandemia de Covid-19, o trabalho na instituição não parou. Um grande exemplo disso é a realização desse evento considerado o maior da nossa instituição. Foram meses de elaboração para que tudo ocorra bem, com o objetivo de apresentar o que foi produzido de forma remota por nossos discentes e docentes”, ressaltou o reitor.

De acordo com a pró-reitora da PROP, Ailma do Nascimento, nos últimos anos a UESPI tem apresentado um crescimento muito grande na área de pesquisa e Pós-graduação, fruto da dedicação da comunidade acadêmica e dos programas ofertados pela instituição.

“A UESPI abre hoje o XX Simpósio de Produção Científica e XIX Seminário de Iniciação Científica. A realização desta edição configura a materialização das políticas públicas institucionais de difusão e estímulo à produção científica, acadêmica, didático-pedagógico, tecnológico, artística e cultural da UESPI. Nesta edição de 2020, atípica pelo momento que vivenciamos, paradoxalmente, ficou em evidência a importância da pesquisa para todas as camadas da sociedade, isso faz com que os governantes enxerguem a necessidade de mais investimento aos nossos pesquisadores e professores. Nossa UESPI valoriza o empenho de todos que procuram amar e ajudar a nossa tão querida instituição” pontuou a pró-reitora da PROP.

Logo após abertura, o Prof. Dr. Robério Rodrigues Silva, coordenador da Regional Nordeste do Fórum Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FORPROP), e professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), ministrou a palestra “Pesquisa em tempos de pandemia”. Ele apresentou conceitos, ideias e gráficos da soma dos recursos orçamentários das três principais fontes de renda para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas (FNDCT, CNPq e CAPES), crise orçamentária, panorama da produção científica do Brasil, programas de Pós-graduação, editais, ensino remoto, a contribuição da ciência na pandemia, entre outros assuntos.

Professor Robério no momento de sua apresentação

A primeira apresentação já possui mais de mil visualizações. Veja na íntegra a fala do professor Robério e demais participantes do SPC e SIC.

A programação segue durante à tarde, com a exibição de atividades assíncronas, de 14h às 16h, e, logo em seguida, a mesa-redonda “Projeto Universal: O resumo acadêmico e as culturas disciplinares”.

Os eventos acontecem até o dia 11 de dezembro, no YouTube da Uespioficial e Google Meet. Até lá, serão idealizadas mesas-redondas, palestras, sessões assíncronas de vídeo-pôsteres e comunicações orais.

Confira a programação completa com os palestrantes.