4 de Dezembro de 2020

UESPI participa de reunião na ALEPI para discutir plano orçamentário de 2021

Por Arnaldo Alves

A Administração Superior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) esteve presente na reunião da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), à convite do deputado estadual Francisco Limma (PT), que presidiu a audiência nesta quarta-feira, 02 de dezembro.

A audiência pública teve como intuito debater o PLOA – Projeto de Lei Orçamentária do Estado do Piauí, para o exercício de 2021. O orçamento estima a receita e fixa a despesa em R$ 16.204.233.045, que após dedução das contribuições do Estado ao Fundeb e transferências constitucionais aos municípios, resulta em R$ 13.327.663.455 na previsão da receita líquida. Os deputados terão até o dia 11 de dezembro para apresentação de emendas.

UESPI participa de reunião na ALEPI

O vice-reitor, Evandro Alberto, explicou a participação da UESPI no encontro. “Levamos a solicitação de um olhar sensível às demandas, necessidades e, acima de tudo, a importância de se melhorar os recursos em investimentos e custeio de nossa Universidade Estadual do Piauí dentro da capacidade financeira do Estado”, ressaltou.

De acordo com a Pró-reitora adjunta de Planejamento e Finanças da UESPI, Joseane Carvalho (PROPLAN), durante o encontro foi levantado a necessidade de um volume maior de investimento (obras e equipamentos) e custeio (material de consumo e manutenção) para a UESPI no orçamento de 2021, além de um agradecimento aos deputados que destinaram emendas parlamentares para instituição no ano de 2020.

“Os valores do orçamento de 2021 ficaram comparáveis aos de 2019, pois, SEPLAN e SEFAZ consideram o ano de 2020 atípico em virtude da pandemia. Ficou acertado de formalizarmos o pedido de aumento nas receitas via oficio à Assembleia. Em 2021, nosso custeio está estipulado em 42.000.000,00 reais, além de previstos 2.450.000,00 reais em investimentos. Vale ressaltar que esses valores citados são apenas de fonte 00 (Tesouro Estadual)”, pontuou a pró-reitora adjunta.

Também estiveram presentes na reunião o pró-reitor da PROPLAN, Raimundo Isídio, a diretora de Planejamento e Orçamento da UESPI, Solineide Moura, além do Secretário da Fazenda, Rafael Fonteles; a secretária de Planejamento, Rejane Tavares; o líder do Governo, Francisco Costa, os deputados Severo Eulálio e Teresa Brito, assim como representantes da Secretaria Estadual da Saúde, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal da Justiça do Piauí.