30 de Novembro de 2020

Professor da UESPI lança livros em congresso internacional

Por Priscila Fernandes

O professor e pesquisador do curso de Jornalismo, Orlando Berti, lançará seus três livros no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom, que ocorrerá na Universidade Federal da Bahia (UFBA). As obras foram todas publicadas pela Editora da Universidade Estadual do Piauí (EdUESPI) e fazem parte de pesquisas individuais do professor e também com estudantes da instituição.

O evento é o principal da área de Comunicação na América Latina, e esse ano irá acontecer entre os dias 1 e 10 de dezembro. Na oportunidade, o professor Orlando Berti irá lançar os livros “Quem cuida de quem cuida? O Instagram e a rede de solidariedade e informação no combate à COVID-19 no Piauí, “Teresinenses” e “Webjornalismo no Piauí”.

O professor e pesquisador afirma que a EDUESPI foi essencial na construção dessas obras. “Sem a ajuda da EdUESPI e o trabalho precioso do nosso alunado a gente não teria conseguido publicar esses livros, todos lançados neste 2020. Em um período tão complicado e cheio de incertezas, precisamos dar respostas à sociedade e essas obras fazem parte disso”, destacou o professor Orlando Berti, que este ano ainda lançou, em parceria com o professor Evandro Alberto de Sousa, também docente da UESPI, o livro “Vozes Alternativas, Comunitárias e Populares do Sertão do Piauí”.

Ainda no Intercom o professor Orlando Berti também apresenta outros cinco artigos científicos, feitos em parceira com a professora Sônia Maria Carvalho, também do curso de Jornalismo e com ex-orientandos de Iniciação Científica de Comunicação na UESPI.

Conheça um pouco de cada uma das obras que serão lançadas:

Quem cuida de quem cuida? O Instagram e a rede de solidariedade e informação no combate à COVID-19 no Piauí: uma obra que relata sobre as redes informais de comunicação e solidariedade de combate à COVID-19 no estado.

Teresinenses: feita com estudantes do 5º período de Jornalismo da UESPI campus Torquato Neto, trata de reportagens sobre personagens anônimos da capital piauiense;

Webjornalismo no Piauí: trata sobre os mais de 20 anos do webjornalismo no estado e é dividida em quatro capítulos que tratam de momentos de erros e acertos, passando pelo avanço na capital e interior e chegando a atualidade, trazendo o mais completo levantamento de sites jornalísticos já feito no Piauí.

Para acessar os livros do professor, acesse o o site da EdUESPI.