20 de Novembro de 2020

Curso de Pedagogia de Campo Maior desenvolve atividades remotas para calouros e veteranos

Por Priscila Fernandes

O curso de Pedagogia, campus de Campo Maior, está realizando uma série de atividades para calouros e veteranos durante a quarentena. Serão sete atividades que fazem parte do projeto Pedagogia na Pandemia e acontecerão em consonância a partir do mês de Dezembro. As inscrições estão abertas no site do projeto.

Com o intuito de se aproximar dos alunos e manter esses ativos durante a pandemia, os professores criaram o site “Pedagogia na pandemia” que reúne o que o curso tem realizado nesse período. As primeiras atividades foram realizadas de forma remota durante os meses de junho e julho e agora seguem até o mês de dezembro.

As atividades desse mês surgiram das demandas formativas identificadas no levantamento realizado entre os discentes e egressos do curso de Pedagogia do Campus. A programação conta com as seguintes atividades: Bate papo psicopedagogia, Educação Especial/ Inclusiva, Uso de aplicativos e ferramentas digitais, Tecnologia, Gênero e Sexualidade, Conversa sobre autismo e Literatura.

A professora Rebeca Henneman, uma das organizadora do projeto, afirma que as atividades possuem diferentes modalidades com minicurso, oficina, roda de conversa. Algumas atividades são totalmente síncronas e outras envolvem também momentos assíncronos.

“Aos calouros de Pedagogia do Campus Heróis do Jenipapo, que ingressarão apenas em 2020.2, as atividades são uma oportunidade de conhecerem o curso, os colegas e as professoras, diminuindo assim a distância imposta pela pandemia. Aos veteranos, as atividades constituem oportunidades formativas apontadas por eles e elas como necessidades no percurso acadêmico. Não é possível contemplar todas as demandas formativas na sala de aula, através do disciplinas, e por isso ações como essas, que partem da escuta discentes, são fundamentais no processo formativo”, acrescenta a professora.

Todas as aulas serão executadas de forma remota e tem como público alvo os discentes veteranos dos cursos de Pedagogia da UESPI e calouros do curso de Pedagogia do Campus Heróis do Jenipapo.

Confira a  programação completa:

Bate papo Psicopedagogia: um espaço de escuta para a aprendizagem (1 até 14 de dezembro);

Conversando sobre a Educação Especial: espaço pra falar sobre uma educação mais inclusiva (2 até 13 de dezembro);

Uso de aplicativos e ferramentas digitais no contexto educacional como recurso para criação de aulas dinâmicas e interativas (1 até 15 de dezembro);

Bate papo: Tecnologia e Educação (17 até 21 de dezembro);

Conversas com quem gosta de aprender: desenvolvimento infantil em pauta (1 até 4 de dezembro);

Gênero e sexualidade: dignidade humana e o reconhecimento da liberdade sexual (7 até 11 de dezembro);

Bate Papo sobre Autismo e Altas Habilidades/ Superdotação (8 até 16 de dezembro);

Introdução à revisão sistemática de literatura (15 até 18 de dezembro).

Após a inscrição na atividade, o aluno irá receber os links das reuniões no Google Meet por e-mail.

Realize sua inscrição.