13 de Novembro de 2020

Redmine: UESPI lança ferramenta própria de gestão de projetos

Por Priscila Fernandes

A Agencia de Tecnologia da Informação (ATI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em parceria com Grupo de Estudo e Desenvolvimento de Aplicações Inteligentes (GEDAI), lançou nessa quinta-feira (12) uma ferramenta própria para toda a comunidade acadêmica da nossa universidade.

O Redmine é um software livre, gerenciador de projetos baseados na web e ferramenta de gerenciamento de bugs.

A ferramenta, segundo a ATI, possibilita que toda a comunidade acadêmica controle o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão de forma mais eficiente e eficaz, além de auxiliar na geração de documentos de registro, uma vez que o Redmine da UESPI foi configurado para ter comunicação com o SEI. O acesso ao Redmine é bem fácil e é permitido a todos que possuem o e-mail institucional disponibilizado no Aluno On-line.

No lançamento os professores explicaram as funcionalidades da ferramenta

O Diretor Técnico da ATI, Luciano Aguiar, ressalta que a flexibilidade do Redmine possibilita a Gestão de qualquer tipo de projeto, desde a orientação e acompanhamento de trabalhos de alunos, Projetos de Pesquisa até Projetos de Desenvolvimento de Software. “Diante do exposto a comunidade acadêmica a partir da presente data terá a possibilidade de um acompanhamento total de todos os projetos e atividades executadas, criando um histórico e legado da instituição”, diz.

O professor do curso de Ciências da Computação, Dario Calçada, foi um dos idealizadores do projeto. Ele aponta que o Redmine funciona como uma agente na elaboração de processos, trabalhos e projetos em geral. “Nele podem ser inseridos processos, metas, objetivos, cronograma, colaboradores etc. O gerente do processo e todos os envolvidos vão acompanhando cada etapa do desenvolvimento, inclusive com uso se ferramentas gráficas e administrativas importantes”, ressalta.

Alunos e professores participaram da apresentação do Redmine

Participaram do lançamento alunos e professores da nossa instituição. O estudante Matheus Costa, do segundo período do curso de Ciências da Computação, afirma que o Redmine, por ser uma ferramenta de gestão de projetos, pode ajudar os alunos na organização dos projetos futuros.

“A nova ferramenta pode ser auxiliar na colaboração de uma equipe de estudantes e professores, colocar em prática um desenvolvimento mais ágil das tarefas, sem a informalidade de alguns mensageiros geralmente usados para comunicação do dia a dia, e em muitas outras formas de atividades acadêmicas e até preparar os alunos para se tornar profissionais mais acessíveis num contexto de equipe”, pontua.

Confira como fazer seu cadastro no Redmine:

1- Acesse o site do Redmine UESPI;
2- Clique no menu (barra no canto superior direito);
3- Escolha a opção “cadastre-se” e preencha com o nome de usuário escolhido, senha e e-mail institucional;
4- Pronto! Após realizar seu cadastro você já poderá acessar a plataforma.