23 de Outubro de 2020

Grupo de Teatro da UESPI destaca trabalhos produzidos durante a pandemia

Por Liane Cardoso

O Grupo De Teatro Cahuahan, da Universidade Estadual do Piauí, é um projeto de extensão que existe há mais de 15 anos e possui reconhecimento em todo território Piauiense. A pandemia da COVID-19 alterou o roteiro da equipe, mesmo assim os espetáculos continuam acontecendo, mas dessa vez virtualmente.

A proposta é coordenada pelo Professor Moisés Chaves e formada por 15 integrantes, que estão atuando intensamente nas redes sociais – @teatrouespi – e divulgando o trabalho do grupo. Para eles, o palco ainda existe e as cortinas não se fecharam, apenas abriram-se novos espaços que os despertaram para uma nova etapa.

Ações

O grupo de teatro apresentou à Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX/UESPI) um conjunto de ações a serem desenvolvidas no período de suspensão das atividades presenciais. “Consideramos de fundamental importância o desenvolvimento das atividades de teatro nesse período, por promover uma oportunidade para os alunos que participam do programa, visto que eles estão se mobilizando em prol de ações solidárias e de impacto coletivo”, destacou a Profª. Eliene Pierotte, Pró-Reitora da PREX.

O diretor, Moises Chaves, explica que o grupo iniciou as atividades do período em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade. “Nesse ano, começamos com uma parceria com a UNATI, aonde os idosos apresentavam depoimentos verídicos sobre as dificuldades que passavam e o grupo de Teatro representava uma parte desses depoimentos através de vídeos”, explicou o coordenador do projeto.

Agora, uma nova ação está sendo executada com Leituras de Poesias Piauienses e Brasileiras. A inciativa consiste na interpretação de poemas contemporâneos, além de dar visibilidade aos autores. Para a atriz integrante, Sueli Alves, as atividades são uma forma de continuar exercitando o lado técnico dos envolvidos e de dar continuidade trabalho desenvolvido.

Reconhecimento

Recentemente, o trabalho da equipe foi destacado por um importante Cineasta brasileiro, Cícero Filho. “É um projeto fantástico que apresenta peças incríveis que não deixa a desejar de forma alguma. O Moisés é um lapidador de talentos e inclusive já tive a oportunidade de trabalhar com alguns dos atores desse projeto de extensão”, enfatizou o diretor cinematográfico do Filme Ai que Vida.

Premiações

Em 2019, o grupo de Teatro da UESPI foi indicado para concorrer em 5 categorias representando o teatro piauiense. Como resultado do trabalho da equipe, foram classificados como O Melhor Grupo de Teatro do Estado e O melhor Espetáculo – Santo Inquérito.