23 de Outubro de 2020

Alunos e professores da UESPI de Picos lançam livro sobre Comunicação Comunitária

Por Arnaldo Alves com informações de alunos de Picos

Alunos e professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus Prof. Barros Araújo – Picos, lançam nesta terça-feira (27) o livro “Vozes Alternativas, Comunitárias e Populares do Sertão do Piauí”, às 19h, no Youtube.

Composto por cinco capítulos, a obra é um conjunto de pesquisas que retratam questões comunicacionais da região. Desde a visão dos jornalistas de Picos sobre Comunicação Comunitária, a cultura alternativa de comunicação por carros de som, questões comunicacionais da Aliança Bíblica Universitária, bem como do Diretório Central de Estudantes do campus e ainda sobre as comunitarizações do trabalho da Rádio Cultura de Picos.

O livro é fruto de discussões e ações da disciplina de Comunicação Comunitária, sob coordenação do vice-reitor Evandro Alberto, além do professor Orlando Berti, com autoria dos alunos do 6º período Adailson Expedito, Amanda Mendes, Beatriz de Holanda, Bruna de Sousa, Ediara Sousa, Erika Ravena da Silva, Ivanilda Fontes, Julia de Sousa, Maria Aparecida, Paulo Ricardo do Nascimento, Ricardo Leal, Rutty Karinne Muniz, Sheron Weide Alves, Suyanne Maewsck  e Yelle Soares.

Segundo o docente Orlando Berti, esse é o primeiro livro feito por estudantes do curso de Bacharelado em Jornalismo da UESPI de Picos. “Essa obra é a resposta de uma turma compromissada na boa formação e na construção de uma comunicação positivamente diferencial”, destacou.

De acordo com o professor Evandro Alberto, durante um semestre foram pesquisados vários fenômenos comunicacionais da cidade, suas potencialidades e o lado social da Comunicação. “Esse livro é uma pesquisa de fôlego e de grande interesse dos alunos do curso de Jornalismo de Picos. Foram atrás e conseguiram fazer esse primeiro, de muitos livros que queremos produzir”, pontuou o vice-reitor e docente do curso de Jornalismo.

A estudante Ivanilda Fontes agradeceu a UESPI pela oportunidade de escrever seu primeiro livro. Para o acadêmico Paulo Ricardo, a obra é a “porta de entrada” para que novas pesquisas e ações possam ser transformadas em livros. “Até o final do curso a gente ainda vai fazer outros livros, podem anotar”, disse o escritor.

Você pode baixar gratuitamente no site da Editora da UESPI o livro “Vozes Alternativas, Comunitárias e Populares do Sertão do Piauí”. O lançamento será feito no canal do professor Orlando Berti.