7 de Outubro de 2020

Projeto Ciência para Meninas está selecionando alunas para a organização das atividades

Por Priscila Fernandes

O projeto Ciência Para Meninas está com inscrições abertas para organizadoras. A atividade, coordenada pela professora Cornélia Passarinho, visa realizar atividades gratuitas para falar e incentivar as mulheres para áreas que predominantemente são ocupadas por homens. O conteúdo será virtual, utilizando plataformas digitais gratuitas (Instagram, plataforma google, youtube).

De acordo com uma pesquisa feita pela professora Cornélia Passarinho, do campus de Piripiri, a porcentagem de mulheres matriculadas em cursos de graduação nas ciências exatas e da terra são significativamente baixas, não ultrapassando os 35% nas Instituições de Ensino superior no país. O panorama não é diferente na UESPI de Piripiri. No entanto, a taxa de evasão feminina  é inversamente proporcional àquela. O Ciência para Meninas tem como objetivo atrair meninas e mulheres para os cursos que, desde os anos 90 do século XX, vêm se tornando notadamente masculinos.

A ideia do projeto é chegar até as estudantes do ensino fundamental e médio através de palestras, workshops e mini cursos com auxílio de softwares livres de interface amigável para que conheçam mais a área de exatas. A professora Cornélia aponta que o objetivo é incentivá-las a estudar as disciplinas afins de uma forma mais agradável, uma forma atraente de modelar o mundo.

“O projeto acontece desde setembro de 2019 e nós sempre buscamos essa conversa. Além do incentivo, também buscamos divulgar as contribuições relevantes das inúmeras cientistas no país e no mundo, revelando a representatividade que necessitam”, ressalta.

O grupo já trabalha com postagens informativas  no perfil do Instagram Cienciaparameninasuespi.A ideia é ampliar para outras plataformas e disseminar conteúdos que impactem mais alunas interessadas na área de tecnologia.

Inscrições

As interessadas devem se inscrever através de um formulário on-line disponível no Instagram do projeto. Poderão participar da seleção mulheres de todos os campi e cursos da UESPI e de outras IES.