29 de Setembro de 2020

Curso de Biologia de Parnaíba realiza o II Ciclo de Palestras Remotas

Por Priscila Fernandes

O curso de Ciências Biológicas, campus de Parnaíba, realiza o II Ciclo de Palestras Remotas. Com a temática “Proseando sobre pesquisas em Ensino de Biologia, Gêneros e Sexualidade”, a primeira palestra do ciclo curso acontece nessa quarta-feira (30), no canal do curso no YouTube.

O ciclo tem o objetivo de levar conhecimento aos graduados e graduandos em Ciências Biológicas e áreas afins, da UESPI e outras Instituições de Ensino, professores do ensino básico e qualquer pessoa que tiver interesse, além de promover a integração entre os participantes. A professora Alessandra Torres, está na organização do evento e afirma que as palestras acontecerão uma vez por mês, até março do ano de 2021, com exceção de dezembro.

“Nas palestras os participantes terão a oportunidade de conhecer novas áreas de pesquisa, profissionais de diferentes áreas e a importância delas dentro da profissão e para a sociedade. Além disso, reconhecer que o trabalho de um professor de Biologia ou de um biólogo em campo, beneficia a sociedade na educação e preservação do meio ambiente, importantes para nossa vida cotidiana”, destaca.

Todo a programação dos encontros on-line reúnem profissionais da área de Biologia de todo o Brasil. As discussões tem temas como mercado de trabalho, estudos de citogenética, trocas de experiências e preparação para o mestrado.

O cronograma de atividades inicia amanhã (30) com os professores Elenita Pinheiro e Sandro Santos, ambos da Universidade Federal da Uberlândia (UFU), que vão falar sobre a “Ensino de Biologia, Gêneros e Sexualidade”.

Após a primeira palestra, o evento segue até março. Confira a programação completa:

30 de setembro de 2020 – Proseando sobre pesquisas em ensino de Biologia, Gêneros e Sexualidade.
UFU – Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
UFU – Sandro Prado Santos
Ensino Básico de Minas Gerais – EEMP – Fátima Lúcia Dezopa Parreira

27 de outubro de 2020 – Atuação e mercado de trabalho para biólogos
CRBio 5 – Dra. Gardene Maria de Sousa – Vice-presidente
Área ambiental – Jânia Vieira Gurgel
Análises clínicas – Carlos Oberdan Silva Torres

27 de novembro de 2020 – A importância dos estudos em Citogenética
Peixes – Lúcia Giuliano Caetano – UEL
Anfíbios – Daniel Pacheco Bruschi – UFPR

27 de janeiro de 2021 – Experiência de Licenciados em Biologia no mercado de trabalho
Escola particular – Mário Cristiano Pereira do Nascimento (Visão e CNSG)
Escola Britânica do Rio de Janeiro – Letícia Rego Escola Publica- Natiele Araújo

24 de fevereiro de 2021 – Como e quando começar a se preparar para o mestrado
UFRJ – Marcelo Ribeiro de Brito
Biotecnologia UFDPar – Durcilene Alves da Silva
Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (Floriano) – Dr. Leonardo Sousa Carvalho (UFPI)

30 de março de 2021 – Entomologia forense
Dr. Rodrigo Felipe Rodrigues do Carmo

Confira o canal do curso de Biologia.