15 de Setembro de 2020

Curso de Pedagogia lança questionário para estudantes e egressos avaliarem a matriz curricular

Por Liane Cardoso

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia, da Universidade Estadual do Piauí, no campus Heróis do Jenipapo, está reformulando o Projeto Pedagógico do Curso – PPC. Para subsidiar o processo de reformulação, será realizada uma sondagem através de dois questionários, sendo um para alunos e outro para ex-alunos do curso, com o objetivo de conhecer a opinião de ambos, especialmente sobre a matriz curricular.

Embora o PPC esteja alinhado e atendendo as exigências legais, existem alguns pontos que precisam ser reavaliados ou discutidos. Segundo a coordenadora do curso, Professora Rebeca Hennemann, a avaliação oportunizará um momento de reflexão para o discente, tanto na formação quanto para a melhoria do curso.

“Queremos ouvir os estudantes, queremos que eles possam aprender a avaliar o próprio curso criticamente e se posicionar com argumentos. As pessoas egressas também possuem uma possibilidade ímpar de avaliar a matriz, a partir dos usos cotidianos na prática profissional”, destacou a docente.

Quem concluiu o curso entre os anos de 2010 e 2019, está apto para responder o questionário dos egressos. E quem ainda está cursando, ou seja, os alunos atuais, podem responder o questionário dos discentes.

A Professora Suênya Mourão, docente do curso no campus, destaca que a participação dos alunos nesse processo é muito importante. “A reformulação é uma oportunidade para construção de uma proposta coletiva que vai ao encontro dos anseios da comunidade acadêmica, contribuindo significativamente com a atuação profissional dos futuros licenciados”, finalizou.