9 de Setembro de 2020

Pint Of Science inicia programação com discussões sobre trabalho e ensino de inglês

Por Priscila Fernandes

A programação do Pint Of Science 2020, realizado pelo campus de Parnaíba, iniciou nessa terça-feira (08). O encontro on-line, de pesquisadores de várias instituições, acontece no canal do YouTube da Uespi oficial até o dia 10 de setembro, com teses e reflexões de grandes pesquisadores sobre temas da nossa atualidade.

Considerado um dos maiores eventos de divulgação científica do mundo, o Pint Of Cience visa levar os conhecimentos científicos, teses e estudos de pesquisadores para um bate-papo informal. O campus de Parnaíba está recebendo pela primeira vez o evento mundial. A professora Solange Costa, professora do curso de Filosofia e coordenadora do Pint Of Science, afirma que o evento é uma forma de aproximar a comunidade das universidades.

A professora destacou a importância da participação da UESPI no evento

“O pint Of Science é um evento mundial que visa popularizar a ciência de maneira fácil, acessível, além de ser uma forma de aproximar a comunidade do que se tem produzido nas universidades, nos laboratórios de pesquisa, nos congressos dentre outros eventos. Nesses três dias de evento estaremos recebendo professores muito engajados em pesquisas de várias universidades, além dos nossos professores”, destaca.

Professores discutem sobre ensino e reflexões contemporâneas

O primeiro dia do evento contou com duas palestras. O professor Felipe Ribeiro falou sobre “o sonho de trabalhar sem patrão e a realidade de quem não vai se aposentar: uma discussão sobre transformações de trabalho”. Ele pontuou sobre as transformações das relações de trabalho no mundo e principalmente no Brasil, que é um país que envolve um contexto de muitas modificações nas Reformas Trabalhistas e Legislações de Trabalho, além de também apresentar várias discussões sobre a relação do trabalhador com o patrão.

O professor Felipe Ribeiro trouxe discursos e reflexões sobre as relações trabalhistas

“Nós, como universidade, devemos levantar mais essas questões, principalmente de trabalho. É necessário que nós ativemos reflexões que nos são postas sobre o trabalho e observar por várias perspectivas. Temos hoje no Brasil um grande número de trabalho análogo à escravidão, que correspondem a indivíduos que trabalham mas não conhecem seus direitos claramente. Dessa forma, devemos buscar entender melhor sobre nossos direitos e sobre todas as transformações que o trabalho,  pesquisando e entendendo o contexto trabalhista desde a escravidão até atualmente”, explica.

Após a discussão sobre relações de trabalho, o professor Ruan Nunes abordou reflexões sobre o ensino linguístico inglês. O palestrante falou sobre alguns mitos da ensino-aprendizagem da Língua Inglesa no cenário atual, pensando através da perspectiva de que vivemos em uma era tecnológica, mas ainda temos dificuldade de aliar ela tanto ao ensino linguístico e no geral.

O professor Ruan Nunes comentou mitos sobre o ensino da língua inglesa

“A educação não é mágica e não acontece da noite para o dia. Também não é algo que tenha um método específico. Temos que trabalhar e discutir estratégias pra utilizar as tecnologias a favor da aprendizagem. A pandemia nos mostrou que o uso tecnológico pode nos fazer enxergar novos horizontes e existem “n” ferramentas para levarmos para a sala de aula aliando o fator tecnológico com o ensino da língua inglesa, como também o ensino em geral”, ressalta.

Programação

A cronograma de atividades segue hoje (09) com as temáticas: “Sendo um JEDI em um universo de dados: transformando dados em sabedoria”, com o professor Dário Calçada no canal OdeioFísica e“Hotel das abelhas: aprenda a proteger abelhas com material reciclável” , com a professora Fábia Mello no Canal da EMBRAPA.

Confira a programação completa. Se inscreva nos canais da Uespi Oficial e da Embrapa para receber as notificações.