25 de Agosto de 2020

Cursos de Direito da Uespi são classificados entre os melhores cursos de direito do Brasil

Por Liane Cardoso

Os cursos de Direito da Universidade Estadual do Piauí, em 5 campi da instituição, estão entre os melhores da área de educação jurídica do Brasil, segundo o Índice Aguillar Education(IAE).  A instituição é responsável por acompanhar o desempenho das escolas de Direito, utilizando os resultados do Exame Nacional Unificado da OAB e o ENADE.

Na classificação, o curso de Direito do Campus de Picos recebeu 5 estrelas, sendo habilitado entre  entre os 5% melhores resultados de IAE. Os campi de Teresina (Poeta Torquato Neto e Clóvis Moura), Piripiri e Parnaíba, foram categorizados com 4 estrelas, estando entre os 8% que obtiveram melhor desempenho.

Resultado das avaliações da UESPI no selo IAE

Resultado das avaliações da UESPI  pelo IAE

O professor Hamurabi Siqueira, coordenador do curso de Direito no campus de Picos, explica que esse índice leva em consideração o rendimento dos alunos nos últimos 10 Exames da OAB e nos 2 últimos ENADEs. “A qualidade e o comprometimento dos nossos alunos, aliados a um quadro de professores qualificados e dedicados ao ensino do Direito, com certeza foram fatores que contribuíram para a boa classificação do Curso no índice”, relatou o docente.

A professora Patrícia Caldas, atuante no campus Torquato Neto, concorda com a fala do Prof. Hamurabi e enfatiza sobre a colaboração dos discentes. “Esse resultado mostra para todos o elevado nível de conteúdo e dedicação de nossos estudantes de Direito, e deixa bem claro que mesmo diante de todas a vicissitudes enfrentadas, eles lutam todos os dias por seu espaço profissional e social”, destaca a coordenadora do curso de Direito.

Perspectiva dos discentes

O aluno Josenilson Rodrigues, matriculado no 4º período de Direito, no campus de Picos, afirma que esse resultado reforça sua convicção quanto a escolha do curso e da instituição. “Isso mostra que não é um resultado casuístico, é fruto de um trabalho consistente, e fazer parte desse processo junto aos nossos professores e toda à equipe da Uespi, mesmo diante de tantas adversidades, que corriqueiramente acometem o ensino superior público, é muito gratificante”, destacou o estudante.

A graduanda Ana Clara Carvalho, discente do curso no campus de Piripiri, reforça que essa conquista é resultado de muita dedicação. “Os alunos da UESPI são diferenciados por serem alunos que sempre procuram por mais conhecimento, dessa forma, sempre indo além do ofertado. Somado a isso, sou grata por todo o corpo docente que não poupa esforços em nos ofertar o melhor do ensino jurídico, sempre unindo a prática”, contou.

Reconhecimento

“É com muita alegria e satisfação que recebemos o Selo IAE para os cursos de Direito da nossa IES, nos campi de Teresina, Picos, Parnaíba e Piripiri. Isso demonstra a qualidade do ensino que está sendo ofertado pelos nossos docentes, pois avalia a excelência nas nossas nos dois últimos anos do Enade, bem como os dez últimos anos da OAB, exame obrigatório para exercer a profissão de advogado. Estamos todos de parabéns”, disse a Pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG), Nayana Pinheiro.

O reitor da Nossa UESPI, Nouga Cardoso, também está exultante com a conquista. “Ficamos satisfeitos quando avaliações externas comprovam o resultado dos nossos grandes esforços de oferecer educação de qualidade na UESPI. Parabéns a todos(as) os diretamente envolvidos!”, finalizou.

Confira os resultados: https://www.aguillar.net/