Prex

1 de Agosto de 2020

I Web Conferência do campus de Corrente alcança mais de 3.000 visualizações e 580 inscritos

Por Arnaldo Alves

As Pró-reitoras da Universidade Estadual do Piauí, Dra. Eliene Pierote (PREX) e Dra. Ailma do Nascimento (PROP), participaram da I Web Conferência da UESPI, campus Corrente, com a realização da palestra de encerramento “Os impactos da Pesquisa e da Extensão na formação universitária”, no YouTube, nesta sexta-feira (31).

Na oportunidade, sob mediação da professora de Biologia, Dra. Kelly Polyana, o debate oportunizou aos docentes e discentes um espaço para solucionar dúvidas e promover sugestões, além de situar como estão os Projetos de Extensão e os Programas de Pesquisa da UESPI em meio à pandemia.

Em sua fala, a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Dra. Ailma do Nascimento, trouxe dados e diretrizes sobre a pesquisa na UESPI, políticas de pesquisa e pós-graduação, programas ofertados, legislações vigentes, além de promover orientações sobre como incentivar alunos a participarem das pesquisas.

“A Iniciação Científica é a chave para que os alunos sejam atraídos para o ramo da pesquisa. Cabe, principalmente, ao professor promover o diálogo, explicar sua linha de pesquisa. Outra forma de motivação é a publicação e divulgação dos resultados, pois o aluno se sente motivado quando observa o colega expondo suas descobertas. É por meio da formação universitária pautada na pesquisa e na ciência que percebemos o quão importante é a inserção precoce de nossos alunos como estratégia para produzir respostas, conhecimentos e habilidades cognitivas para o próprio estudante e sociedade em geral”, apontou Dra. Ailma.

A Pró-reitora de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, Dra. Eliene Pierote, destacou os Programas e Projetos em funcionamento da instituição, curricularização, o elo que une a tríade Ensino, Pesquisa e Extensão, alem dos princípios e conceitos adotados pela PREX/UESPI.

“A Extensão é o ato de transferir falas em ação para extrapolar os ‘muros’ da universidade. A PREX tem como proposta disseminar a cultura do conceito de Extensão na formação universitária, sob o principio da indissociabilidade – Ensino, Pesquisa e Extensão – como processo educativo, cultural, científico e político, que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”, ressalta a Dra. Eliene Pierote.

I Web Conferência é sucesso na UESPI

Ao todo, foram 580 inscritos de 13 estados do Brasil. Até o momento, os vídeos da Conferência contam com mais de 3.000 visualizações.

Disponível no canal (Prof. Alcir Rocha), qualquer pessoa pode ter acesso aos conteúdos sobre a realidade atual e o futuro das atividades desenvolvidas dentro da UESPI, da I Web Conferência, campus Corrente.