31 de Julho de 2020

Egresso e alunos da UESPI são voluntários em preparatório para alunos da Educação Básica

Por Priscila Fernandes

Com o intuito de preparar estudantes para a realização de vestibulares, o Renato Duarte, egresso do curso de Computação, campus de Piripiri, organiza o projeto Academia Piauiense de Matemática e Linguagem (APML), agora, de forma digital. Juntamente a um grupo de professores, participa da organização independente e sem fins lucrativos, que atua na formação de preparatórios na área de Matemática e Linguagem em vários municípios do Piauí.

O projeto acontece desde 2014, mas foi formalizado somente em 2017. A iniciativa consiste em treinamentos para alunos da Educação Básica, voltados para o ENEM, as provas da OBMEP e demais Olimpíadas de Matemática onde os professores atuam como voluntários. Renato Duarte explica que com o isolamento, os professores estão focados em alimentar as mídias digitais com conteúdos de estudo.

O projeto realiza treinamentos para alunos da Educação Básica da cidade de Piripiri e região ( foto registrada antes da pandemia)

“Estamos apenas desenvolvendo material digital e trabalhando nas páginas de internet (Facebook, Instagram). Após tudo passar, na programação estão inclusos a entrega de material didático para o público-alvo, palestras, oficinas, intervalo para servir lanche e comentário e resolução de problemas de matemática”, conta o idealizador.

A Júlia Nascimento é estudante do curso de Pedagogia da UESPI e também é voluntária do projeto e ajuda a alimentar as redes sociais. “No projeto, APML, eu colaboro na preparação dos materiais didáticos, como também  ministrando em alguns eventos. Hoje eu estou junto a ele e outros colaboradores trabalhando na rede social da academia”, diz.

Os egressos e alunos da UESPI ministram aulas voluntárias para os alunos em preparação do ENEM e Olimpíadas ( foto registrada antes da pandemia)

O também estudante do curso de Pedagogia da UESPI e voluntário, Genival Alves, afirma que o projeto como um todo se tornou importante tanto para os participantes (alunos), tanto os colaboradores (professores). De acordo com ele, a recompensa é ver os bons resultados. “Quando teve início era pra ser apenas uma simples apresentação de um trabalho acadêmico, mas teve bons resultados passamos a fazer anual mesmo com muita dificuldade em ter apoio. Para nós professores foi bem satisfatório em ver o interesse dos alunos fez com quer o projeto se tomasse um grande”, destaca.

Além da Júlia e do Genival, o projeto também conta com a colaboração de alunos do curso de Ciências da Computação e Química.

Pelas redes sociais do APML é possível acompanhar questões de vestibular comentadas onde os alunos podem interagir e tirar suas dúvidas. Confira as redes do projeto: Instagram, Facebook.