28 de Julho de 2020

UESPI divulga protocolo de recomendações para retorno de atividades administrativas presenciais

A universidade Estadual do Piauí, através da Pró-reitoria de Administração, aprova o Protocolo de Recomendações Higienicossanitárias da  instituição, tendo em vista o retorno das atividades administrativas presenciais, gradualmente, a partir do dia 10 de agosto de 2020, em escalas de revezamento, com no máximo 30% (trinta por cento) da lotação de cada setor, observando-se, para tanto, os parâmetros fixados por esta Portaria.

A portaria CONDIR 005/2020 estabelece que as Pró-Reitorias encaminharão à Reitoria, até o dia 10/08/2020, de forma consolidada, o plano de retomada do exercício presencial das atividades administrativas sob sua responsabilidade, em consonância com as informações da portaria.

Os servidores escalados para a retomada do trabalho presencial deverão observar, rigorosamente, as orientações constantes do ANEXO I da Portaria.
O retorno ao trabalho presencial será feito por etapas, em sistema de rodízio, respeitando-se o percentual máximo fixado no Art. 1º da Portaria, de acordo com a seguinte ordem de preferência:
I – servidores que exercem atividades incompatíveis com o regime de teletrabalho, desde que não pertençam ao grupo de risco;
II – servidores que manifestem, expressamente, interesse em retornar ao regime presencial;
III – servidores que, embora exerçam atividades compatíveis com o teletrabalho, apresentem baixo desempenho nesse tipo de regime laboral, desde que não pertençam ao grupo de risco, observando-se, neste caso, o disposto no
parágrafo único.

Permanece suspenso o atendimento presencial ao público externo, que continuará sendo feito, de forma remota, via e-mail ou telefone.

Bolsistas e estagiários continuarão afastados do expediente presencial enquanto perdurar a suspensão do calendário acadêmico, ainda que a UESPI figure, simultaneamente, como parte concedente do estágio e instituição de ensino superior.

A utilização dos espaços de uso coletivo como auditórios, bibliotecas, salas de aula, entre outros, continuará suspensa.

Trabalhos integralmente remotos

Os Protocolos Geral e Acadêmico continuarão funcionando integralmente de forma eletrônica, de modo que aqueles usuários que não possuam acesso ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI ou que sintam dificuldades para operá-lo, deverão enviar a documentação que desejam protocolar por e-mail, em formato PDF, para os seguintes endereços eletrônicos: protocologeral@prad.uespi.br e protocoloacadêmico@preg.uespi.br, respectivamente.

As reuniões continuarão a ser realizadas, obrigatoriamente, por meio de plataformas eletrônicas.

Servidores escalados para o retorno das atividades presenciais que sejam lotados em setores distintos, deverão interagir entre si, exclusivamente, por meios eletrônicos, tais como envio de e-mails, troca de mensagens instantâneas e utilização dos ramais, ressalvadas as situações excepcionais, em que for absolutamente inviável a realização da tarefa a distância, sem prejuízo das medidas de distanciamento social.

As disposições da portaria serão reavaliadas mensalmente pela Administração Universitária, de modo a garantir sua constante adequação aos Princípios da Economicidade e da Eficiência na prestação dos serviços públicos, assim como às demais medidas de enfrentamento fixadas pelo Poder Executivo Estadual.

Confira:

Portaria.