20 de Julho de 2020

Estão abertas as inscrições para o Círculo de Saberes em Gênero e Sexualidades

Começa nesta segunda-feira (20) as inscrições para o Círculo de Saberes em Gênero e Sexualidades, organizado pela coordenação do curso de Pedagogia, Campus Possidônio Queiroz, da Universidade Estadual do Piauí. A atividade visa fomentar espaços para a construção de saberes e práticas acerca da temática do gênero e da sexualidade.

A proposta faz parte do Projeto de Extensão Coletive-se: Saberes de Gênero e Sexualidades na Relação Universidade/Comunidade, que também está vinculado ao Programa Institucional de Bolsas em Extensão Universitária – PIBEU. O Professor Lucivando Ribeiro Martins é o coordenador da proposta e a discente Maria Ediane Araújo é bolsista do projeto.

A aluna participante, do 9º bloco de Pedagogia, conta que a ideia surgiu a partir da necessidade de “uma discussão mais ampliada da temática, com o objetivo de construir debates que proporcione a elaboração de métodos de ensino de gênero e sexualidades à população”.

Inscrições

O evento é destinado ao público interessado no debate sobre gênero e sexualidade. As inscrições são gratuitas e limitadas – 25 vagas, e podem ser realizadas através  formulário  até o dia 31 de julho.

O curso

As atividades terão início dia 06 de agosto e a programação será encaminhada para os e-mails dos inscritos. Os encontros acontecerão semanalmente na plataforma Google Meet, entre os meses de agosto e dezembro. Além disso, os participantes receberão certificado com carga horária de 60 horas, caso tenha participado assiduamente dos encontros.

O coordenador do projeto, explica que a atividade é relevante para a comunidade acadêmica e população, pois potencializará compreensões acerca de gênero e sexualidade, que são pouco debatidos ou até invisibilizados na nossa sociedade. “A construção de saberes de gênero e sexualidades é importante para lidarmos contra a institucionalização do machismo, da Lgbtfobia e de todos os desdobramentos das violências que tem o gênero e a sexualidades como alvo”, finalizou o docente.