13 de Julho de 2020

Conselhos Superiores irão discutir o retorno remoto do ensino regular da UESPI

“Tendo em vista que o Comitê Gestor de Crise da UESPI, no final de junho, aprovou  e sugeriu à Administração Superior o retorno de forma remota caso o Estado viabilizasse as condições necessárias para nossos alunos, agora, a PREG vai minutar aos Conselhos Superiores para o debate e estes farão as deliberações necessárias”, afirmou a Pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Nayanna Pinheiro, em reunião realizada hoje (13) pelo Comitê de Crise.

Em 29 de junho, o Comitê Gestor de Crise se posicionou quanto a UESPI ter condições de oferecer o ensino remoto nesse momento de pandemia. Na época,  levou-se em consideração as pesquisas realizadas tanto pela Administração Superior como pelo próprio Comitê. Apesar da maioria dos discentes que participaram das duas pesquisas terem dito que eles possuem acesso à internet, ainda há alunos sem qualquer alcance ao mundo digital nas localidades onde eles estão nesse momento de isolamento social. Por isso, a condição colocada pelo Comitê e compartilhada pela Administração Superior é que é necessária a participação do Governo do Estado no sentido de viabilizar as oportunidades para o ensino remoto.

“Já tivemos uma reunião com o Governador, juntamente com os reitores da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Federal do Piauí.  Colocamos as nossas necessidades para a execução de um ensino remoto. As três instituições se mostraram preocupadas com o acesso de qualidade à internet no Estado, porque temos campi distribuídos em todas as regiões do Piauí. Apresentamos ao Governador a nossa necessidade e ele se mostrou bastante sensível a causa e, em especial, aos interesses da UESPI já que ele é nosso mantenedor. Acreditamos no potencial dos nossos alunos, dos nossos docentes e técnicos e quero afirmar que estamos buscando as melhores condições para uma retomada de nossas atividades do ensino ao trabalho administrativo”, afirmou o Reitor, prof. Nouga Cardoso.

QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO DA SUBCOMISSÃO DE ENSINO

O resultado parcial do questionário socioeconômico organizado pela subcomissão de ensino do Comitê Gestor foi apresentado na reunião de hoje. Alguns dados chamaram a atenção quanto ao perfil econômico e acesso a internet por parte dos discentes.

“Esses dados serão levados ao Governador na próxima reunião do nosso reitor com ele. Ainda não finalizamos os dados porque o questionário vai ficar disponível até o dia 15 de julho, mas o que foi apresentado, hoje, mostra, confirma a indispensabilidade do Estado nesse processo para garantir aos nossos alunos o ensino remoto. Estamos elaborando algumas sugestões quanto ao modelo do ensino remoto que devemos adotar para que todos tenham acesso e com qualidade de aprendizado”, explicou o prof. Moisés, que apresentou os resultados parciais do formulário online.

Esse questionário dá uma visão melhor para que a UESPI pense em tipos de auxílio que irá propor ao Estado, por isso, destaca o professor, é tão relevante a participação do aluno.

Em outras instituições de ensino, os alunos ganharam recursos financeiros para a compra de pacotes de internet e equipamentos mais adequados mais em outras os equipamentos serão emprestados aos discentes. A UESPI, segundo a subcomissão de Ensino, irá analisar a melhor forma de auxílio para seus discentes.