15 de Junho de 2020

#Uespificaemcasa: Comitê Gestor de Crise elabora censo para diagnóstico de ações futuras na universidade

Por Priscila Fernandes

O Comitê Gestor de Crise da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), por meio da subcomissão de Ensino, encaminhou um formulário para Coordenadores de curso e discentes. O objetivo do censo é reunir informações que possam servir para uma agenda de sugestões aos Conselhos Superiores da universidade durante e depois da pandemia.

Informações como atividades que os professores estão desenvolvendo com os alunos de forma remota; blocos com disciplinas práticas; professores e discentes que fazem parte do grupo de risco, número de alunos por turma, estrutura das salas, estágios, que tipo de transporte os alunos usam para se deslocarem para a UESPI  e outras informações que serão analisadas e apresentadas ao Comitê Gestor de Crise.

O Comitê Gestor de Crise tem 5 subcomissões: Ensino, Extensão, Comunicação, Pesquisa e Infraestrutura e cada uma faz reuniões para debaterem e apresentarem propostas que possam minimizar as consequências da pandemia Covid-19. De acordo com a Pró-reitora de Ensino e Graduação (PREG) e também da subcomissão de Ensino do Comitê Gestor, Nayana Pinheiro, os formulários rirão servir para guiar nossa pauta de sugestões para a Universidade .“A subcomissão de ensino elaborou dois formulários. Um será respondido pelo Coordenador de cada curso e o outro pelo discentes. Assim, poderemos fazer um diagnóstico situacional sobre pontos importantes que podem orientar a universidade nas suas resoluções”,  afirmou. A Pró-reitora ainda explica que essa ação está sendo feita com a participação dos representantes discentes, que estão encaminhando para todos os alunos.

Os formulários já foram enviados no último final de semana via SEI para os Coordenadores e o Diretório Central de Estudantes (DCE) encaminhou por e-mail para os alunos.  O Tiago Medeiros, representante estudantil no Comitê, explica que o formulário possui o objetivo de fazer um levantamento da situação socioeconômica dos discentes para basilar qualquer tentativa futura de retorno às aulas.

“Apesar de ter havido um questionário parecido com esse em maio, faz-se necessário esse novo, pois no anterior, poucos discentes participaram. Neste modelo que adotamos, incumbindo aos DCE’s, CA’s e DA’s a tarefa de chegar até os alunos, acreditamos que teremos participação superior a do questionário anterior, obtendo um resultado mais próximo da real situação dos discentes neste difícil período de pandemia do novo coronavírus”, pontua.

O censo também pode ser acessado aqui e no sistema do aluno online.

A comunidade  acadêmica tem até o dia 22/06 para responder os formulários.