Prop

8 de Junho de 2020

Informativo PROP: cadastro online para alunos com interesse em iniciação científica

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROP em restrita observância à Portaria CONDIR Nº002/2020, que autoriza a execução de todas as etapas do Edital PROP/UESPI nº001/2020 relativo ao PIBIC/PIBIT; Portaria CONDIR Nº004/2020, que prorroga o regime de trabalho exclusivamente remoto, teletrabalho e as atividades acadêmicas até 31 de julho de 2020 e, considerando a excepcionalidade do momento pandêmico no qual nos encontramos, bem como a necessidade desta Pró-Reitoria juntamente com o Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica – CIPIT concluírem a seleção de novos Projetos de Pesquisa PIBIC/PIBIT-2020/2021 e respectivos bolsistas em tempo hábil e compatível com os prazos estabelecidos pelo CNPq, torna público o formulário online para CADASTRO DE DISCENTES que têm interesse e comprometem-se a participar deste Processo de Seleção para desenvolver e executar junto a orientadores Projetos de Pesquisas nas áreas CAPES, a saber:
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais e Aplicadas
Engenharias
Linguística, Letras e Artes
Multidisciplinar

Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (PROP), Professora Ailma do Nascimento, será enviado, por e-mail, um informativo para cada aluno. Ressalta-se, no entanto, que esse é apenas um CADASTRO que se configurará em um banco de dados que será disponibilizado para o docente proponente de projeto(s) de pesquisa(s) submetidos e aprovados no Processo Seletivo que, em razão da suspensão das atividades acadêmicas, não terão como contactar/selecionar/convidar discentes para desenvolverem os respectivos PLANOS DE TRABALHOS que cada pesquisa apresenta.

Uma vez selecionado e cadastrado pelo docente no Sistema da PROP (SIGPROP), conforme área de conhecimento e afinidades e/ou Programas PIBIC/PIBIT, o discente assume tacitamente o seu compromisso no cumprimento das regras preceituadas no Edital da Seleção retromencionado, quais sejam:

I.. Dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
II. Executar o plano de trabalho aprovado com a supervisão do orientador;
III. Apresentar resultados preliminares alcançados na forma de relatório parcial a partir do sexto mês de execução do projeto e resultados conclusivos em relatório final na data do término do projeto;
IV. Apresentar os resultados da pesquisa no Seminário de Iniciação Científica e em Desenvolvimento Tecnológica UESPI, o que será critério de avaliação do bolsista para concessão de bolsa no próximo processo de seleção PIBIC e PIBITI;
V. Fazer referência à sua condição de acadêmico em Iniciação Científica / Desenvolvimento Tecnológico na UESPI, em todas as publicações e trabalhos decorrentes da pesquisa;
VI. Devolver à UESPI ou ao CNPq, em valores atualizados, bolsas recebidas indevidamente em virtude do não cumprimento dos requisitos e compromissos estabelecidos neste edital e na RN 07/2006 do CNPq.

Contudo, chama-se atenção daqueles discentes que já selaram compromissos com docentes para a execução da pesquisa que NÃO PRECISAM CADASTRAR-SE, apenas, reiterem o compromisso com o docente.
Considerando que o CRONOGRAMA REFORMULADO PIBIC/PIBIT – 2020/2021 estabelece como período limite para indicação do discente pelos orientadores de 13 a 17 de julho de 2020, o CADASTRO DISCENTE online estará disponível no sítio da UESPI, no período de 08 a 26 de junho de 2020, impreterivelmente.

Formulário Online