2 de Junho de 2020

#Uespificaemcasa: UESPI aprova novas vagas para o Auxílio Moradia

Por Priscila Fernandes

Em função do momento atual de pandemia COVID-19 e dos relatos de representantes discentes quanto a vulnerabilidade socioeconômica dos alunos da UESPI no Comitê Gestor de Crise, a Administração Superior da universidade, por meio da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, procurou viabilizar novas vagas para Auxílio Moradia.

O Auxílio é um benefício no valor de R$ 200 reais destinado a estudantes dos cursos de graduação que, em decorrência da pandemia, ficaram impedidos de retornarem às suas residências de origem e estão sem recursos para se manterem no período de isolamento social.

“Ele foi gestado a partir de informações sobre alunos com problemas para pagar aluguel e se manterem nos municípios distantes das suas residências. A administração superior analisou a partir do recurso de bolsas remanescentes e com o que era possível dentro da legalidade apresentada pela Proplan para atender de forma mais imediata os alunos”, explicou a Pró-Reitora da PREX, profa. Eliene Pierote.

Serão ofertadas 150 bolsas e a seleção será destinada aos alunos de cursos de graduação da UESPI, na modalidade presencial, que residem fora do seio familiar e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão.

O processo seletivo será de responsabilidade da PREX, coordenado pelo Departamento de Assuntos Estudantis e Comunitários (DAEC). A Pró-reitora da PREX explicou que essa é uma forma que a Administração Superior encontrou para ajudar de forma mais abrangente possível e rápida.

“ Nós estudamos essa possibilidade juntamente com a Pró- Reitoria de Planejamento e Finanças para que possamos efetuar a vigência desse benefício até o final do mês de junho ”, pontuou a Pró-reitora.

A primeira etapa da seleção começa nesta quinta-feira (4). As inscrições serão realizadas no período de 04 a 10 de junho de 2020, mediante o envio da documentação digitalizada requerida no Edital para o e-mail direcionado ao Auxílio (auxiliomoradiaemergencial@uespi.br).

Comitê Gestor de Crise

O Comitê é formado por representantes de todas as classes: Administração Superior, técnicos, professores e representantes estudantil e sindical. Desde a primeira reunião do Comitê Gestor da UESPI um dos pontos mais discutidos  foi a assistência estudantil.

O representante estudantil do campus de Floriano, Bruno Noleto, informou que foi feito um mapeamento e estudo dos estudantes da instituição para que fosse proposto um auxílio moradia emergencial para alunos que podem estar em situação de vulnerabilidade.

“Nós temos estudantes na UESPI que estão em situação de vulnerabilidade. São de outras cidades e estão arcando com despesas como água, luz e aluguel. Então, todo o Comitê está trabalhando para que esse benefício possa sair o mais rápido possível para atender os alunos que precisam”, afirmou.

A minuta do edital resultado dos debates do Comitê Gestor de Crise foi aprovada na reunião desta segunda-feira, 01, e agora ele vai seguir para outras instâncias da UESPI.

O Comitê Gestor é um órgão consultivo.

Confira o edital:

Auxílio Moradia de caráter emergencial