Notícias

13 de Março de 2020

UESPI divulga orientações sobre o Coronavírus (COVID-19)

A administração Superior da Universidade Estadual do Piauí, preocupada com a possível disseminação do Coronavírus (COVID-19), compartilha importantes informações e recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Vigilância em Saúde, relativas a medidas de precaução que devem ser reforçadas por ações diárias, de modo a auxiliar na prevenção e na propagação de vírus respiratórios, já amplamente divulgados nos meios de comunicação.

Nosso propósito é zelar pela saúde e bem-estar de toda comunidade acadêmica. Para tanto, repassamos as seguintes orientações sobre a prevenção dessas enfermidades:

– Evitar aglomerações e ambientes fechados;
– Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel, principalmente após tossir ou espirrar;
– Cobrir o nariz e a boca com lenço de papel descartável, ao tossir ou espirrar, jogando-o no lixo após o uso;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Fazer a lavagem nasal com soro fisiológico ao longo do dia;
– Participar da campanha de vacinação contra o vírus influenza, especialmente se fizer parte do grupo de risco;
– Não levar as mãos aos olhos, boca e nariz, depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
– Não compartilhar copos, talheres e outros objetos de uso pessoal, inclusive o telefone celular, que também deverá ser higienizado corretamente;
– Manter ambientes ventilados;
– Se estiver com algum sintoma de gripe em geral, a orientação é não comparecer à instituição, ficando em casa de repouso, para que logo se recupere.

Ressaltamos que ainda não há qualquer orientação oficial a respeito da necessidade de isolamento doméstico de pessoas que, embora não tenham manifestado sintomas da gripe, viajaram para os países elencados como áreas de risco pelo Ministério da Saúde.
Entretanto, diante das informações disponibilizadas oficialmente, é possível perceber que o Covid-19 pode ser transmitido por pessoas assintomáticas. Por essa razão, pedimos a compreensão de docentes, discentes e servidores que tenham viajado para regiões de risco, conforme a lista dos países divulgados pelo Ministério da Saúde e a ANVISA, para refletirem sobre a necessidade do repouso domiciliar, independente da ausência de sintomas do vírus.

Destacamos também que no momento não há deliberação para eventual suspensão do Calendário Acadêmico.

Agradecemos a compreensão de todos.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com