29 de Janeiro de 2020

Inscrições abertas para III Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade

Por Arnaldo Alves

Professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) participam, entre os dias 28 e 30 de abril, do III  Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade ENDIS, com a temática: fluxos discursivos nas sociedades em rede. O evento será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Petrônio Portela.

O evento é destinados à estudantes, professores e profissionais das áreas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Filosofia, História, Antropologia, Sociologia e áreas afins. A programação conta com grupos de trabalho, minicursos, oficinas e palestras, que oportunizam ao participante a produção de conhecimento interdisciplinar e a troca de experiência acadêmicas, assim como culturais.

Os eixos de debates no Encontro serão: discursos de ódio, redes sociais e Fake News; imagem e produção de sentidos; discurso e narrativas midiáticas; gênero e subjetividade; identidade e cultura; discurso e ensino. Além disso, temas como: memória e subjetividade; discurso e literatura; discurso e ensino; discurso, violência e subjetividade, também serão abordados.

O grupo de trabalho “Discurso e Cibercultura” será coordenado pelo professor e Pró-reitor de Planejamento e Finanças (Proplan) da UESPI, Raimundo Isídio de Sousa. Além disso, o docente é um dos convidados para a mesa-redonda Produção e disputas de sentidos nas redes sociais. “O III ENDIS possibilita a troca de experiências dos professores e alunos da UESPI que desenvolvem pesquisas e estudos nas áreas contempladas. A troca de saberes é um convite para um olhar mais crítico para a sociedade, sendo alicerce para a emancipação do sujeito”, explica.

Três minicursos serão ministrados por professores da UESPI: Profa. Ma. Luciana Libório, Prof. Dr. Alan Lôbo e Profa. Ma. Vanessa Borges. Com os temas “Análise de Discurso e leitura: a historicidade do sentido e a identidade do sujeito na publicidade”, “Discurso e humor”, assim como “Imagem em (dis)curso: por uma análise do sujeito mídia em sua formulação”, respectivamente.

Segundo o professor do curso de Letras e membro da comissão científica do evento, Prof. Dr. Alan Lôbo, o minicurso sobre Discurso e humor vai analisar memes e piadas como materialidade significante em que se processam tais representações e posicionamentos. “Com a realização do ENDIS, o Nordeste ganha em difusão e amadurecimento de ideias que abordam análise de discurso”, ressalta.

Além da UESPI, o evento conta com o apoio da Associação dos Docentes da UFPI. Com a participação de pesquisadores de vários estados do Brasil, o Encontro é promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias da Comunicação (NEPEC – PI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (CCE), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Letras (CCHL), ambos, da Federal.

Inscrições

As inscrições estão abertas no site do evento e seguem disponíveis até o dia 28 de abril para ouvintes. Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar seus cadastros até o dia 05 de abril. Os valores variam de acordo com a graduação profissional do participante, assim como a modalidade escolhida.

Para mais informações, entre em contato com a organização do evento, através do Instragram, Facebook ou e-mail: endis2020oficial@gmail.com.