Notícias

13 de Janeiro de 2020

Campus de Parnaíba realiza curso de férias sobre Mulheres na Filosofia

Por Priscila Fernandes

O campus Alexandre Alves Oliveira, em Parnaíba, realiza o curso de férias “Vozes silenciadas: a presença das mulheres na Filosofia” entre os dias 10 e 15 de fevereiro. O curso está com as inscrições abertas no site do evento. A proposta da atividade almeja investigar o trabalho de algumas filósofas ao longo da construção da história da filosofia e perceber como a influência feminina foi importante para o desenvolvimento do pensamento filosófico.

O curso pretende apresentar as vozes, muitas vezes, pouco ouvidas das mulheres em discussões filosóficas fundamentais. Ele será ministrado unicamente por mulheres, professoras da Universidade Estadual do Piauí e Universidade Federal do Piauí, de modo a alcançar um público amplo, de alunos e da comunidade interessada em compreender um pouco mais da presença feminina no percurso do pensamento ocidental.

A professora e uma das organizadoras, Solange Costa, afirma que ainda dentro das universidades e outras instituições de ensino, pouco trabalha-se com mulheres na Filosofia, então essa é uma questão histórica. “Infelizmente, por mais que nós tenhamos uma grande porcentagem de mulheres filósofas, pouco se fala da história delas. Nesse sentido, esse curso objetiva dar visibilidade à essas mulheres para que os estudantes do curso de Filosofia e outros cursos tenham acesso à esses textos”, diz.

A programação conta com a cada dia, durante uma semana, com uma professora diferente que trabalhará com textos de uma filósofa, totalizando cinco professoras ministrantes e cinco filósofas estudadas. O curso ocorrerá de forma dialogada, baseada em textos e discussões que serão previamente disponibilizadas para os alunos inscritos.

A Profª Adriana Alves de Lima Lopes irá discutir sobre “As mulheres na Grécia Clássica”. A proposta pretende ressaltar a relevância dessas mulheres a partir dos aspectos de sua biografia, historicidade, formação intelectual. “Discutiremos sobre a condição feminina a partir de três pensadoras: Safo de Lesbos, poetisa lírica e sua conexão com o pensamento filosófico; Aspásia de Mileto, professora, filósofa, estudiosa da retórica e conhecida como prostituta; Diotima de Mantinéia, sacerdotisa e filósofa, de grande contribuição para a filosofia socrática”, conta.

O curso tem carga horária de 60 h/a e oferta 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online ou no evento até quando houver vagas.

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com