22 de Outubro de 2019

PESQUISA: Professor da UESPI tem mais de 6 mil citações no campo da Química

Por Arnaldo Alves

“As pesquisas são fundamentais para o avanço científico e tecnológico do nosso país, isso me motiva a sempre está na busca por materiais com propriedades únicas, que ainda não foram descobertos”.

Essas são palavras do professor da UESPI com mais pesquisas e citações em artigo, Laécio Santos. Natural de Teresina, o químico de 40 anos, começou sua licenciatura em 1999, na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e hoje é docente da instituição e “peça-chave” para que novas pesquisas sejam produzidas na universidade e no Estado.

Ao todo, são 136 artigos publicados e 6.592 mil citações nos diversos campos de atuação da Química. Dentre eles: materiais inorgânicos óxidos das famílias Scheelitas/Wolframita e influência das diferentes composições dos modificadores e formadores de rede.

Professor Laércio Santos desenvolve projetos de pesquisa

Professor Laécio Santos é um dos maiores pesquisadores do Estado do Piauí

Um desses estudos refere-se à síntese de refinamento estrutural e propriedades fotocatalíticas de cristais de CuWO4 pelo método de co-precipitação/calcinação. Outra abordagem trata-se da investigação estrutural, morfológica e óptica de microcristais de β-Ag2MoO4, obtidos com diferentes solventes polares.

“Através dos projetos de pesquisa, podemos mudar a atual realidade econômica e intelectual do nosso país, por isso é tão importante investir e incentivar nossos cientistas”, defendeu o químico e pesquisador.

O carinho que o professor recebe pelos corredores da UESPI pode ser sentido na fala de um dos seus ex-alunos do Mestrado em Química da instituição, Felipe João Oliveira. Juntos eles desenvolveram um projeto relacionado à degradação de corantes orgânicos, que geralmente são despejados nos rios causando danos quase que irreparáveis ao meio ambiente.

“O professor Laécio representa dedicação, persistência, inteligência e competência, agradeço muito por tudo o que ele acrescentou na minha vida e para a sociedade com seus mais diversificados estudos”, destaca Felipe João Oliveira.

A trajetória do homem que sonhava em ser cientista e, atualmente, é o professor com mais pesquisas e citações na UESPI continua a ser trilhada com o intuito para que novos pesquisadores possam surgir.