13 de Junho de 2019

Pró-reitores da UESPI recebem oficina para planejamento do Plano Plurianual (PPA)

Por Priscila Fernandes

Os Pró-Reitores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizaram uma “Oficina Setorial: Diretrizes Setoriais, Objetivos e Indicadores de Resultados” nos dias 12 e 13 de junho. A oficina, realizada pela RedePlan e a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan), teve como objetivo orientar os pró-reitores na programação de ações estratégicas do Plano Plurianual (PPA 2023) para a UESPI.

O PPA é um plano de médio prazo elaborado no primeiro ano de mandato do gestor do poder executivo eleito, para execução nos quatro anos seguinte.  É instituído por lei, estabelecendo, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para aquelas referentes programas de duração continuada.

A lei é de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. Os investimentos cuja execução seja levada a efeito por períodos superiores a um exercício financeiro, só poderão ser iniciados se previamente incluídos no PPA ou se nele incluídos por autorização legal. A não observância deste preceito caracteriza crime de responsabilidade. Pensando nisso, durante as oficinas, a RedePlan vai apresentar uma metodologia que vai permitir um acompanhamento mais efetivo do Plano Plurianual.

Diretora mostrou objetivos e projetos de planejamento

De acordo com a Gisele Oliveira, diretora do monitoramento da Seplan, as oficinas objetivam a construção e elaboração de programas e projetos. “A proposta da oficina é construir ações que irão sistematizar, acompanhar e possivelmente avaliar os resultados que a instituição está alcançando através da execução do orçamento e do plano”, destaca a diretora.

A Pró-reitora adjunta de Planejamento e Orçamento da UESPI, Joseane de Carvalho, fala da importância da universidade receber essa orientação: “A UESPI está aqui na oficina para conhecer alguns indicadores e números do Estado, que a nossa universidade como um órgão estadual deve entender. Então aqui iremos entender as metas não só da UESPI, mas de todo o Estado e, dessa forma, adequar a nossa universidade da melhor forma”, conclui a pró-reitora.