10 de Abril de 2018

Aberta as inscrições para o I Congresso Internacional de Trauma

Por Carina Rodrigues

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em parceria com o Hospital São Marcos e o Hospital de Trauma de Berlim, na Alemanha (UKB), realiza o I Congresso Internacional de Trauma. O evento acontecerá entre 31 de maio a 2 de junho, no Bristol Gran Hotel Arrey, em Teresina/PI.

O evento tem como objetivo trazer experiências de convidados nacionais e internacionais da área. As inscrições estão abertas e devem ser efetuadas através do site do  evento. Poderão participar acadêmicos, residentes, médicos e outros profissionais.

Na programação do congresso participarão 29 conferencistas nacionais e 3 internacionais. Sendo  que 7 conferencistas nacionais são docentes da UESPI. São eles: Professor Me. Emerson Brandão, Prof. Dr. Nazareno Brito, Prof.Dr. Anderson Martins Dantas, Prof.Me. Jordano Leite,  Prof.Me. Vinicius Pontes, Prof.Dr. Kelson Veras e o Professor Prof.Me. Cléciton Braga.

O professor de Medicina da UESPI e um dos responsáveis pela comissão de Neurocirurgia do Congresso, Dr. Nazareno Brito, destaca importância do assunto para os profissionais e estudantes. “A minha conferência irá falar sobre o mecanismos do traumatismo crânio cefálico e das várias formas em que o crânio pode ser incidido pelo trauma. As complicações que o cérebro pode sofrer em consequência dos movimentos que a cabeça acometem no traumatismo. É fundamental que os profissionais e, principalmente, que o estudante saiba quais são as formas que o cérebro é acometido pela velocidade, pois, tudo isso tem uma grande importância pra que possa perceber que tipo de lesão e alteração pode acontecer no cérebro. E assim seguir para o tratamento mais adequado”, explica.

O diretor de ensino e pesquisa do hospital São Marcos e Presidente do Congresso, Edilson Carvalho, destaca a necessidade do congresso para profissionais e a sociedade. “É bastante adequado que se faça essa discussão na cidade de Teresina onde se concentra a maioria dos acidentes politramautizados. Precisamos ampliar conhecimentos para formamos uma rede hospitalar capaz de atender a todos os que sofrem acidentes em centenas de cidades do interior do Piauí e Maranhão”. finaliza Edilson Carvalho.

Mais informações no site do congresso.