25 de Setembro de 2017

NEA- Cajuí da UESPI visita moradores do Assentamento Lagoa do Prado

Por Valéria Soares com informações de Romualdo Neves/NEA Cajuí

O núcleo NEA-Cajuí do Curso de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, do campus Alexandre Alves de Oliveira, em Parnaíba,  visitou os moradores do Assentamento Lagoa do Prado,  Zona Rural do município, no último sábado (23). No encontro, foi dialogado sobre ações agroecológicas, voltadas para a produção na agricultura familiar.

A reunião aconteceu no Centro Comunitário da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Lagoa do Prado, com a presença de homens e mulheres interessados em iniciar novas atividades. O objetivo do encontro é otimizar e produzir com ainda mais qualidade e sem veneno os cultivos que já desenvolvem na agroecologia.

Moradores e participantes do NEA- Cajuí

Moradores do assentamento  e participantes do NEA- Cajuí| Foto: Romualdo Neves

O Assentamento Lagoa do Prado existe há 17 anos, registrado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e tem na atividade agrícola como um dos principais meios de vida.

O professor Valdinar Bezerra, coordenador do NEA Cajuí – Uespi, que conduziu a reunião,  iniciou a visita com a apresentação de cada participante do núcleo. A seguir fez uma explanação de porque existe e como funciona o núcleo. Segundo o docente, as atividades de visitas buscam a troca de saberes com base nos princípios da Agroecologia, além de envolverem atividades integradas que buscam resultados beneficentes a todos envolvidos no processo.

as atividades de visitas buscam a troca de saberes com base nos princípios da Agroecologia | Foto: Rômulo Neves

O assentamento Lagoa do Prado já existe há 17 anos| Foto: Romualdo Neves

Na oportunidade, foram realizadas  visitas às propriedades dos agricultores Raimundo e João, moradores antigos do Assentamento Lagoa do Prado. Nesse segundo momento, os integrantes do NEA Cajuí – Uespi puderam ter o primeiro contato com a realidade local.

Moradores do assentamento durante a reunião

Moradores do assentamento durante a reunião | Foto: Romualdo Neves

Os moradores do assentamento em outra ocasião visitaram o NEA- Cajuí. O próximo encontro já tem data definida. Será no primeiro final de semana de outubro e a comunidade já está sendo mobilizada para uma ampla participação, que envolve desde o diagnóstico, às ações práticas e acompanhamentos.