11 de Agosto de 2017

“Diversidades e Identidades LGBT” é tema de curso de fotografia ofertado pela UESPI

Por Kelly Barros

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) , através da Pró-reitoria de Extensão Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), promove mais um curso de fotografia, abordando uma temática importante. Dessa vez, a atividade abordará  “Diversidades e Identidades LGBT.

Nesta terceira edição, o curso de 60 horas aula trabalhará a temática LGBT, em cima de quatro eixos: Sexualidades e Identidades; Violências; Relações Sociais e Suicídio na Comunidade LGBT.  O projeto de extensão acontece desde 2o16  e já abordou os temas: “Identidades, olhares e imagens do Movimento Negro e do Povo de Terreiro” e “Feminismo e mulheres diversas“.

Curso é uma parceria da UESPI com o Centro de Enfrentamento LGBT, a Coordenadoria de Referência LGBT no Piauí, o Memorial Esperança Garcia, a Liga LGBT e o Grupo Matizes

Ministradas pelo Prof. Dr. Orlando Berti, coordenador do curso de Comunicação Social da UESPI,  as aulas acontecerão as segundas, quartas e quintas-feitas, no horário de 18h00 às 21h30, a partir do dia 20 de setembro.

“É importante tratar essa temática porque ela faz parte do nosso cotidiano, nós precisamos fomentar uma formação mais cidadã da comunidade acadêmica e a universidade quando se propõe a fazer um curso dessa natureza, está fomentando a formação para a cidadania”, ressalta o Pró-reitor da PREX, Raimundo Dutra.

Vitor Kozlowski, coordenador do Centro de Referências LGBT no Piauí destaca que “o curso é importante para visibilizar a temática e ampliar essa discussão em diversos olhares, com o uso da técnica da fotografia”.

Para o Prof. Orlando Berti, o curso é uma resposta social que a universidade dá aos movimentos. “Quando a universidade debate o movimento LGBT não é só uma questão de dar espaço para esse movimento, mas também, é uma forma de refletir as temáticas sociais”. O professore ressalta,também, que espera aprender muito com o curso. “Sempre o professor é o que mais aprende e principalmente, a gente deve reverberar isso, no sentido de ter uma sociedade mais justa , mais igualitária e principalmente que trabalhe com respeito em cima das diversidades”.

Orlando Berti explica que o curso acontecerá em três momentos. “As aulas acontecerão em três grandes momentos, o primeiro será o teórico-reflexivo, que serão trabalhadas as questões fotográficas; o segundo momento será o teórico-social, que serão trabalhadas as temáticas LGBT propriamente ditas  e o terceiro momento é o prático, que a gente vai enveredar com determinados momentos dos movimentos “, afirma. ” A gente vai fotografar e depois voltar a esses lugares para socializar com as pessoas,  saber o que elas acharam e depois fazer exposições para rodar o Piauí todo”, acrescenta o Prof. Orlando Berti.

As inscrições começam dia 21 de agosto, de 14h00 às 17h00, no Memorial Esperança Garcia, onde as aulas serão ministradas. As vagas são limitadas, com oferta para 30 (trinta) participantes. O curso é gratuito e aberto para toda a comunidade.