Notícias

25 de Maio de 2017

Geratec e Associação Canábica convocam assembleia para tratar de pesquisas à base de canabinóides

O Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias – Projeto Geratec da Universidade Estadual do Piauí e a Associação Canábica Piauiense convidam a comunidade acadêmica para uma  assembleia que visa  formalizar o convênio do Geratec com a  Associação Canábica para pesquisas com óleos a base de canabinóides, no dia 3 de junho, às 9h, no auditório do Geratec.

De acordo com o Membro da Associação, Carlos Alberto Rebouças, a assembleia também visa formalizar a aprovação do estatuto da associação e eleição da nova diretoria. “Isso é  o resultado do evento realizado pela UESPI em parceria com governo do estado sobre o uso da planta Canabis Sativa para fins medicinais”, afirmou Carlos.

Recentemente, a Associação de Vigilância Sanitária (Anvisa) incluiu a planta Cannabis Sativa, nome científico para maconha, em sua lista Denominações Comuns Brasileiras (DCB) para plantas medicinais. A medida tomada pelo órgão regulamentador de medicamentos no Brasil facilita o desenvolvimento de pesquisas científicas sobre a planta.

De acordo com a Anvisa,  a designação de uma DCB para uma planta, não implica em reconhecer que ela é planta medicinal,”mas significa que ela tem potencial para ser planta medicinal (pesquisa) ou pode ser reconhecida e importada como planta medicinal (decisões judiciais), ou pode ser utilizada como insumo de um medicamento que receba registro”, afirma o órgão regulamentador.

123

Primeiro evento sobre o uso medicinal de canabinóides do Brasil

A UESPI, o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) realizaram no mês de março de 2017 o primeiro evento do Brasil para discutir o uso medicinal do canabinóides. Na ocasião, pesquisadores, profissionais de saúde, especialistas, advogados, órgãos governamentais, acadêmicos e comunidade discutiram o uso da planta sob aspectos jurídicos e sanitários, autorização do uso do medicamento no Brasil, e as necessidades de pesquisas no Piauí.

 

Seu curso tem um projeto bacana e quer ver ele aqui no site da UESPI?
Envie informações à Ascom para o email: comunicacao@uespi.br

Siga a #NossaUespi nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

scatvids.club A LOT OF CRAP javcinema.com